quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vaticano aceita conversão de anglicanos e fortalece Ecumenismo

O Vaticano surpreendeu o mundo religioso com a permissão da conversão de anglicanos ao catolicismo. A partir de agora os convertidos poderão manter as tradições exercendo a fé católica. O anuncio foi feito na terça, 20, pelo cardeal responsável pela congregação para a Doutrina da Fé, William Levada.

Esta decisão dá direito aos pastores da igreja anglicana, inclusive aos casados, de ingressarem na Igreja Católica como padres, mas não chegarão a ser ordenados bispos.

O cardeal da Santa sé comemora a decisão e diz estar atendendo a um anseio de anglicanos insatisfeitos em diversas partes do mundo. Ele ainda expressou-se da seguinte maneira:“Há um Senhor, uma fé, um batismo’”. “Nossa comunhão, portanto, é fortalecida por tal diversidade legítima. Assim, estamos felizes por estes homens e mulheres trazerem suas contribuições particulares à nossa vida comum de fé”, conclui Dom Levada.

É uma grande alegria e uma grande graça saber que muitos Anglicanos querem vir para a Igreja católica; é a vitória do ecumenismo tão fomentado pelos últimos Papas, buscando a união de todos os cristãos como quer Jesus Cristo: “Haverá um só Rebanho e um só Pastor”.

Com a conversão dos anglicanos o número de católicos poderá crescer acentuadamente no mundo. A igreja anglicana possui no mundo 80 milhões de fiéis.

A Igreja Anglicana,conhecida nos EUA como chamada Episcopal , foi separada da Igreja Católica em 1534 pelo rei Henrique VIII, que era católico, mas que ficou ofendido porque o Papa não aceitou a nulidade do seu casamento com Catarina de Aragão para poder se casar com Ana Bolena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário