quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Brasil tem que ser neutro

Na quesito religião a nossa constituição nos garante o direito de que o Brasil será neutro, nesta questão. Isso significa que as obrigatoriedades com a religião, é individual.

O termo laico, conforme De Plácido e Silva : “LAICO. Do latim laicus, é o mesmo que leigo. (SILVA, 1997, P.45), nos remetendo á idéia de neutralidade, indiferença.
Celso Ribeiro Bastos nos mostra que onde


"A liberdade de organização religiosa tem uma dimensão muito importante no seu relacionamento com o Estado. Três modelos são possíveis: fusão, união e separação. O Brasil enquadra-se inequivocadamente neste último desde o advento da República, com a edição do Decreto119-A, de 17 de janeiro de 1890, que instaurou a separação entre a Igreja e o Estado. O Estado brasileiro tornou-se desde então laico. (...) Isto significa que ele se mantém indiferente às diversas igrejas que podem livremente constituir-se (...)". (BASTOS, 1996, p. 178)

Nos tempos do império é sabido que os asseclas de D.Pedro II só se constituíam políticos se confessassem a fé católica.

O primeiro ato em nosso país, que recebeu o nome de Terra de Santa Cruz, foi a realização de uma missa. Muito dos tripulantes não eram católicos.

Isso nos mostra que não é obrigatório em repartições públicas a instalação obrigatória de cruz, crucifixo ou outro amuleto qualquer, se for por livre e espontânea vontade, não há problemas,daí a atrelar a obrigatoriedade isso é preocupante, pois a laicidade do estado, fica nula e existe sim a fusão do estado com a religião.

O estudo religioso nas escolas é também uma medida anti-laica, mas se usarmos esta brecha ensinaremos nossas crianças desta geração a verdade do evangelho, porém, se “deitarmos em berço esplendidos” almas preciosas terão seu caráter forjado com outra fé, diferente as vezes, da dos ensinamento de seus pais.

Foi votado ontem no Senado o estatuto da Santa Sé, que nossos “defensores políticos” tiveram que fazer acordos para garantir alguns direitos, que o presidente brasileiro, sem consultar quem de direito, acordou com “Santo Papa” e “enfiou-nos guela abaixo”.

É muito cedo para dimensionarmos o tamanho do problema. Por diversas vezes, em hospitais, quando prestando o serviço de capelania aos doentes, tentaram barrar nossa entrada, com alegações absurdas de que só pode fazer visitas no hospital religiosos desta ou de outra fé.

A constituição é a carta que rege um país, para ditá-la temos nossos representantes, para cumpri-la, temos nós brasileiro, com muito orgulho e com muito amor.

Teu direito de crença e profissão de fé está assegurado, por enquanto, porque já estamos abrindo brecha com a legalização do Estatuto da Santa Sé, que a beneficia em diversos itens. Subvenção de impostos, doação de áreas e muito mais.

Observe que a igreja católica tem os melhores terrenos nas cidades. Esta é uma atividade que vai voltar a crescer, terras e mais terras ociosas pertencentes ao grupo católico, e esse patrimônio aumentará.

Eus sei que Jesus está as portas, enquanto ele não vem, nós ficamos aqui, cuidando do seu reino que é o melhor de Deus para nossa vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário