sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Nem tudo que é evangélico e bíblico

Hoje, comemoramos o Dia da Reforma Protestante. Em várias partes do país e do mundo haverá manifestações para lembrar Lutero, o grande reformador, como é o caso da Câmara Municipal de Campinas,que realizará uma sessão solene, 19 hs, em comemoração a data e também para homenagear pastores.

Se Lutero estivesse entre nós, qual seria o seu grau de satisfação com a atual reforma protestante? Penso e não exagero! Ele suscitaria outro movimento com as mesmas reclamações da época, e até um pouco mais contundente. Talvez não só 95 teses, mas 200, 300, sei lá.

A verdade é que hoje nem tudo que é evangélico é bíblico.

Tenho visto os últimos acontecimentos, nos quesito religião. Fico feliz, porque vejo que a Palavra de Deus se cumpre na íntegra. O comportamento de alguns reformados me deixam, totalmente, transtornado.

Desde que se instalou um movimento em nosso país, chamado "gospel" empurrado para nós como a grande renovação do evangelho para este país. Que me desculpem os precursores deste movimento, que de neo-petencostal agora já está sendo chamado na roda dos teólogos de pseudo-neo-petencostal.

Alguns dirão, eu concordarei, que tivemos avanço na evangelização através da mídia, isto é fato. Hoje toda igreja tem emissora de rádio, tv, internet e muito mais, então ficou mais fácil atingir aos "necessitados". Mas me preocupa o que está sendo vendido a estes "telespectadores" que compram sonhos.

Infelizmente, o interesse de quem está na mídia gospel brasileira em destaque, só é um: "Promoção ministerial-pessoal e venda de produtos que são a "última moda" em solução para problemas, descobertas incríveis de que para receber tem que dar, e se não for para o ministério dele, não receberá as bençãos que ele anuncia.

Que fé mais fragil esta nossa, em que para ser abençoado eu preciso de um homem que está "acima do bem e do mal" e que só ele tem a verdade (na maioria das vezes contrária aos princípios bíblicose) que para ter comunhão com Deus, é necessário passar pelo ministério dele.

E o que é pior, nós a elite-pensante da igreja atual, vemos tudo isso passar e não fazemos nada. Não protestamos, não abrimos nossas bocas para gritar com este tipo de "extorsão da fé". O mesmo que se faz em Aparecida estão se fazendo em alguns lugares: "Só neste altar você recebe a salvação".Alguns testemunham dizendo "Depois que conheci a igreja"; "o missionário" minha vida mudou". E onde entra o sacrifício de Cristo na Cruz, nesta história, é anulado totalmente. Vai ver se o se "missionário" quer morrer em uma cruz por você?. Não critico qui o trabalho de homens sinceros, mas sim protesto contra os charlatôes. Para que a carapuça servir, faça bom proveito.

Protestar, quem protesta neste país. Os nossos sindicatos estão "amordaçados", tinhamos os sindicalistas como símbolo de luta, de briga pelos nossos direitos, hoje temos apenas um MST que, verdade seja dita, financiado pelo governo, tem em seus quadros homens que estão colocando os pés pelas mãos e saqueando fazendas, destruindo propriedades. É muito mas não é meu, não tenho direito. E a política de reforma agrária que não saí do papel. A imprensa, corajosa, destemida, com averdade na mão.O que faz em muitos casos "manipula a informação", omite fatos importantes e forma opiniões errôneas, faz a gente enxergar o que eles querem.

Tenho ouvido falar em Balada Gospel. Um bailão onde nossos hinos de adoração a Deus, são deturpados em "hittings" de fazer qualquer peão dançar a noite inteira. Dando prazer e vazão para liberdades sensuais entre nossos jovens.Pergunto, o que isso tem de bíblico, nada, de evangélico, pode ser. Algusn hinos são chamdos de evangélicos, mas na verdade são apenas mensagens vazias que parecem mas não é. Tem muita mistura neste meio.

É o cantor secular que da noite pro dia descobre que se ele "criar algumas músicas gospel" e colocar na sua vóz vai manter a vendagem de seus discos, e até faturar um cachê dos pastores. Com o intuíto de evangelizar, cantores populares "gospel" levam nossos hinos, que segundo eles foram feitos para a adorar a DEus, para as festas de peões e exposições poe este Brasil afora. Alguns deixando testemunho ridículos junto as nossas autoridades. O importante é agradar gregos e troianos.

Sermões rechaeados de mensagens de alto estima, nada de estima do alto, e alguns, são tão sagazes em seus discursos que enredam a fé de ingenuos, falando que Deus disse, quando Deus não está dizendo nada.

Distribuição de "santa ceia", que é o nosso símbolo de comunhão e lembrança do sacríficio de Cristo à pessoas que discaradamente vivem em pecado, vivem porque já se acostumaram a ele.Fazem isso apenas por ritual. E tem coisa que é evangélica, mas não é bíblica. Um homem me disse, fui a igreja num domingo pela manhã com um maço de cigarros no bolso. O pregador desafiou minha fé e disse que se eu me batizasse ficaria liberto. Não titubiei, me batizei, de lá pra cá fumava um maço, agora fumo dois, e não perco a reunião de domingo. Que absurdo!

Eu não acredito em evangelho sem mudança radical. Esse negócio de venha como está e fique como quiser, não nos dá garantias de céu. evangelho é renuncia de muita coisa.

Pregadores que não tem coragem e até não têm interesse de tematizar seus sermões com a mensagem da volta de Cristo. Porque Jesus tem que voltar logo agora, que comprei minha BMW, consegui muinha loja no Shopping e terminei de construir a casa dos meus sonhos.

A pregação da vez é a da prosperidade. Ela é bíblica só que não da forma com é exposta.

Não protestamos quando vemos a corrupção nos bombardeando de todos os lados. Na moral, na política, na religião.

Outro perigo que estamos correndo. Basta acontecer algum fato de comoção nacional, as religiões se unem, num verdadeiro sincretismo religioso, e cada um em nome do seu Deus, fazem suas preces com palavras vazias e evasivas, apregoando que todos os caminhos levam a Deus.

Pastores pedindo perdão ao papa por terem se desviado da fé católica. E isso é só o começo.

Tem gente misturando o santo com o profano.

Imagine o que faria Lutero se estivesse vivendo em nossos dias. E Paulo, o apóstolo, e o Senhor Jesus. Qual seria atitude deles?

Pense!O que você faria se Deus te levantasse como o Lutero do século XXI. Suas 95 teses já estão prontas para serem conhecidas pelo mundo?

Esta responsabilidade está sobre voçê,meu caro leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário