domingo, 4 de outubro de 2009

Tem que haver mudança

Quando lemos o capítulo 17 do primeiro livro de Samuel, extraímos lições riquíssimas de um menino, franzino, sem aparência, desprezado pelo seu pai, seus irmãos, mas amado por suas ovelhas e pelo Senhor Deus.

O capítulo refere-se a Davi, no seu maior embate físico, contra Golias. Os “golias da atualidade” podem ser representados por diversas adversidades: Lutas diárias, problemas, mal resolvidos no casamento, falta de perdão, ódio, amargura, tristeza, angustia, mágoa, humilhação por parte de seus superiores, discriminação pela sua fé, cor , raça, enfim, você sabe quem são os “golias “ que você precisa derrubar.



Mas, o que Davi me ensina. Primeiro ele não aceita ser afrontado e não reagir. Isso é sério. Ele não pagou com a mesma moeda. Golias insulta, grita, e provoca. Davi, escuta, cria estratégia e age. É isso mesmo, em vez de você ficar discutindo, gritando, entrando no jogo do seu inimigo, contra-ataque. Como posso fazer isso? Use as armas que Deus te deu. Quais são elas? Amor, longanimidade, bondade, mansidão, paciência, fé, e domínio próprio. Os frutos do espírito. Na carne você será derrotado.
Segundo, ele me ensina a não me conformar com a situação. O conformado fala no problema o dia todo. Tudo que você concentra, aumenta. Concentre-se no problema que você está enfrentando agora! Com o tempo você verá quantas idéias errôneas você terá sobre ele. O que era uma pequena gripe pra você já se tornou, sem diagnóstico médico, uma tuberculose.
Aprenda a entregar sua vida nas mãos de Deus. Davi me ensina que não devo me conformar. Ah! O que eu posso fazer se meu marido gosta da minha vizinha, se a secretária dele é mais bonita que eu! Ei! Acorde! Tome uma decisão e fique bonita para seu marido. Cuide-se, invista em sua saúde mental, física, corporal. Preciso fazer uma pergunta, e você vai analisar e responder pra você mesmo. Você se casaria com uma pessoa que tem os mesmos hábitos que você? Pense bem antes de responder. O que você não gosta em você, será que outra pessoa iria gostar?
Você daria emprego pra um profissional como você? Que falta por qualquer coisa, forja atestado, ta doente e nem sabe do quê, todo me enterra um avô?
Meu amigo pregador, você se converteria com a mensagem que você prega? Você já se ouviu? Sentou uma hora numa cadeira dura e ficou ouvindo seu chavões, jargões ensaiados.....etc?
Tem que haver mudança.
Pra encerrar Davi não estava ali por interesses. Quanto eu ganho perdoando ele? Ele não merece perdão? Eu não vou semear na vida dele, porque ele é terra ruim, não dá resultados? Nós somos a geração dos resultados. Geração do fast-food, temos pressa, não dá para esperar. O hoje é agora, amanhã, muito tarde.
Davi, só queria resolver o problema, não dava pra continuar vendo o povo de Deus sofrer , ele precisava tomar uma atitude. Ele fez isso, e sem interesse se tornou rei em Israel.
Guarde esta mensagem e tome uma atitude diante de Deus, em oração, consagração e jejum, com certeza a vitória será tua.

Um comentário:

  1. Pastor, o senhor não tem idéia do quanto eu precisava ler esta mensagem!
    Que o Senhor continue abençoando o seu ministério e sua vida.
    O Senhor seja louvado!
    Um dia de vitórias para você.

    ResponderExcluir