sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Os "nuncas" de um ministro cheio do espírito

Nunca convide membros de outras igrejas para se filiarem à sua

Muitos pastores "pescam em aquário" dos outros, convidando membros de outras igrejas para se filiarem á sua. Sendo de denominações diferentes, isso já é falta de ética, imagine como deve ser considerado o obreiro que convida crente de uma congregação do mesmo campo. éticamente ele está errado, e com certeza criará um clima de hostilidade com o seu companheiro, criando assim, uma certa desconfiança no seu caráter

Assim notamos dois erros: a pessoa que convida, fere o código de ética entre o ministério, e o convidado transgride preceitos bíblicos importantes como Hebreus 10:25 que diz não abandonando a nossa congregação como é o costume de alguns. nós estamos citando aqui, casos de obreiros, que aleatóriamente "roubam" crentes de outras igrejas.

Não estou me referindo aos irmãos que às vezes descontentes com a administração do outro, resolvem migrar por si só, ou até por simpatia do obreiro acabam permanecendo na congregação, que ele está administrando.

É válido observar que na maior parte das vezes os convidados, podem ter problemas e causar prejuízos dentro de sua igreja.

O ministro não pode tomar partido nas questões

Todas as causas da igreja devem ser resolvidas à luz da Bíblia, com oração. Não é feio para o ministro ao aconselhar, por exemplo, dois grupos de pessoas que estão em causas, ele pedir um tempo para orar e depois dar o veredito da questão.

Imaginemos o prejuízo que Salomão iria causar caso ele tivesse ouvido apenas uma das partes envolvidas na questão do filho trocado. A primeira mãe era convincente. A cena, o choro, a lamúria, humanamente ele deveria se decidir por ela, mas um juiz jamais pode juizar com o coraçao, e sim com o bom senso, a sabedoria.

Cuidado! O obreiro não pode ter "protegidos" dentro da igreja, causas são causas, o obreiro não pode ser parte do problema.

Dirgi uma congregação e de presente me deixaram um "diácono atribulado". É isso mesmo! Servia bem na igreja, regia o coral, a banda, era um bom porteiro, mas um homem de um comportamento péssimo junto aos não crentes. Ele sempre envolvia os seus dirigentes nas suas confusões.

Um dia, um cidadão me procurou contando que aquele irmão estava em débito com ele. Mandei chamar o irmão. Conversamos, e ele me disse que estava disposto a reparar os danos que havia feito ao cidadão. Marcamos um encontro de conciliação entre os dois.

Neste dia ao entrar na sala. o diácono, perdeu sua compostura de crente e começou a desacatar o cidadão. Um homem calmo aparentando querer apenas os seus direitos. Acalmei os ânimos, chamando o diácono em outra sala, pedi que ele se comportasse, pois afinal estávamos no prédio da igreja. A questão envolvia dinheiro, e dando uma de advogado, de promotor fui obrigado a fazer uma conciliação entre os dois.

Então eles resolveram fazer um acordo e, o diácono concordou em devolver o dinheiro que ele havia pego de sinal para a entrega de um móvel.

Os dias se passaram, estou tranquilo em casa e o diácono chegou. Rosto enfezado, vi que as coisas não estavam bem, e ele foi logo me intimidando e dizendo: - "Você não podia acreditar nele. Onde já se viu, um dirigente que não acredita nos membros de sua igreja, e começou a me ensinar como deveria fazer, dizendo que eu deveria ficar do lado dele e começou a choramingar, agora de onde eu vou tirar dinheiro para pagar o?????. Nem vale a pena dizer o que ele falou. Eu disse ao diácono, que ele havia dado a palavra dele e que ele precisava cumprir com o que havia dito, ele me disse o seguinte, eu não vou pagar nada, e outra, nem nessa igreja eu vou mais, e se você está com dó dele, tire dinheiro do seu bolso e pague".

Desaforado, ingrato, e acima de tudo irresponsável. No dia em que o cidadão veio ao encontro combinado, eu disse a ele que a minha parte eu tinha feito, e que infelizmente não podia fazer mais nada. Ele saiu da igreja com destino a delegacia mais próxima.

O obreiro não pode deixar de pregar com medo de ofender as pessoas.

"Esse assunto eu não prego, pois pode ofender os irmãos". Por exemplo, há obreiros que não falam sobre dízimo, pois os irmãos não gostam que falem em dinheiro na igreja. Que interessante, a Bíblia diz que os avarentos não têm lugar no céu. E porque eu não posso pregar com autoridade? É biblico, desde que você não use o púlpito para atacar ninguém, você deve pregar com toda a autoridade que Deus deu sim e não se preocupe com os resultados, se a palavra que você tem é inspirada pelo Espírito Santo, doa a quem doer.

Infelizmente, existe muito joio no meio da igreja, e se você não prega, o joio brota e aí fica pior. É sempre melhor prevenir do que remediar.

Nunca use o púlpito para descarregar suas tensões

O obreiro obrigatoriamente tem que ser vigilante. Não se usa o púlpito para assuntos pessoais. Cuidado ao usar a palavra de Deus para "acerto de contas".

O púlpito não pode ser usado com fins próprios, é o lugar reservado para se expôr o ensino dos mandamentos do Senhor.

Há obreiros que sem cautela alguma, usam o púlpito para "descascar" os irmãos, falam sem pensar, ofendem, agridem. Não faça isso, isso é pecado.

Nunca fale do púlpito sobre experiências de aconselhamentos sem autorização

Imagine, você sentado, pronto prara ouvir uma mensagem edificante, o obreiro ao começar a falar, cita um aconselhamento que foi dado a você. Eu até vejo a sua indignação, e com ela a pergunta quem autorizou.Com certeza o auditório vai ficar confuso, isso não é bom.

As experiências de aconselhamento que você deu, e obteve sucesso, foram dadas na orientação do Espírito Santo, e não por sua capacidade pessoal. Caso você queira usar algumas dessas experiências, dirija-se à parte envolvida, e se ela autorizar, explique para a igreja, para que os irmãos não percam a confiança em você.

Ninguém gosta de ser exposto em público. Muito cuidado com isso.

Três obreiros conversavam e se confessavam. O primeiro disse que sua fraqueza era com o dinheiro, ele não podia ver uma nota. O segundo era com mulheres, e ficaram aguardando terceiro falar qual era o seu ponto fraco. Ele disse "eu não vejo a hora de acabar essa reunião para eu ir contar para o pastor".

Nunca peça dinheiro emprestado

Quem pede dinheiro emprestado, não dorme tranquilo. Quando se pede a alguém da igreja, aí é que é pior, qualquer ação do irmão, parece uma cobrança, às vezes, o irmão não está nem lembrando, mas quando você o vê, fica cheio de preocupação, e o dia que esse irmão falta na igreja, é um martírio, enquanto você não o vê novamente, não fica sossegado.

O pastor presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, José Wellington Bezerra da Costa, diz sempre que há muitos anos ele não compra fiado, principalmente nas questões pessoais, as da igreja nem sempre dá para evitar e, às vezes, é preciso fazer crédito.

Alguns pegam dinheiro da igreja emprestado dizendo, depois eu pago. Não faça isto, pois pode servir de laço para o diabo derrotar o seu ministério.

Devemos crescer no conhecimento de Deus e, ao mesmo tempo, conhecer as artimanhas do inimigo, sabendo quais as suas formas de atuar.

Nunca subestime o dirigente que veio antes de você

Alguns obeiros ao assumirem uma congregação, já chegam mudando tudo, mal conhece a equipe do antecessor e começa a colocar nos cargos diretivos da igreja os "seus". Na maioria das vezes magoando as pessoas. O pior é quando ele conversa e diz: Quando eu assumi, não tinha ninguém, hoje a igreja está cheia. Amado, respeite o seu companheiro, aprenda que tudo que você semear, será colhido.

Um certo pastor ao assumir uma igreja recebeu do pastor que saira, três envelopes, e lhe disse: Quando você tiver crises, abra um envelope por vez. O tempo passou e veio a primeira crise. Ele abriu o primeiro envelope e estava escrito: Ponha a culpa no pastor que saiu. Tudo bem, de bem com a congregação ele continuou. daqui a pouco, a segunda crise, ele recorreu ao envelope: Coloque a culpa no povo. Aparentemente, a situação melhorou. O tempo passou e a crise voltou, foi ao terceiro envelope. Abriu-o e encontrou escrito essas palavras: "Faça três envelopes"

Não se isole do ministério

É muito importante ter amigos para compartilhar as lutas e tribulações. Muitos líderes caem em pecado por serem muito independentes.

Quantos amigos você tem? Você tem alguém com quem possa abrir o teu coração?

Normalmente o pastor está sempre sozinho, pois ele ouve todo mundo e não é ouvido por ninguém. Como contar para um membro um suposto fracasso que está sofrendo?. Não dá!

Crie amigos, pastores, obreiros fiéis em que você possa confiar. É bom que o círculo de amizade do obreiro sejam pessoas que professem o mesmo ofício, isso porque poderá trocar experiências e valorizar mais o teu ministério.

Se possivel visitar, manter contatos sempre com estes amigos, não só conhecendo seus trabalhos, mas também participando de uma vida social. Isso ajudará a estruturar seu ministério. A troca de experiências acontece em todas as classes sociais, um médico procura ter amigos médicos, o advogado mantém suas amizades dentro do círculo, porque assim eles podem estar trocando experiências. Fazendo assim, problemas futuros se evitarão, pois ao conversarem, os laços são fortalecidos.

Este assunto não esgota aqui, tem muito mais para ser estudado.


2 comentários:

  1. Pr Juarez Lima, Graça e Paz da parte do Pai em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador!

    Gostaria de louvar a Deus pelas suas Palavras! Pois nos dias de hoje as pessoas não têm mais ética. Pensam somente nos números (de membros e dos dízimos), e não somente pescam, como recebem membros muitas vezes disciplinados, e acabam ensinando mal as pessoas a respeito da vida como Igreja do Senhor. Vemos muitas vezes igrejas ao lado de outras igrejas, e do mesmo ministério, ao invés de poucas, mas fortes no testemunho do mesmo amor, mesma fé, mesmo Senhor, mesmo Espírito, mesmo Salvador!

    Suas outras observaçõs também são de grande valia, sendo talvez o maior desafio do pastor não pregar sobre suas tensões, pois é uma linha muito tênue!

    Deus continue abençoando seu ministério!

    Cleber B. Gouveia, pr.

    ResponderExcluir
  2. Caro pastor Cleber, para muitos o investimento é no reinado e não no reino de DEus.

    Deus tenha misericórdia de nós e que acima de tudo lembremos o que o apóstolo disse: "somos uma carta lida"

    Um abraço e um profícuo ministério

    ResponderExcluir