sexta-feira, 6 de novembro de 2009

População brasileira melhora índice de qualidade de vida com ajuda dos evangélicos

Temos ouvido falar nos últimos dias de um Evangelho Integral, isto é apenas uma denominação para a transformação que Jesus faz na vida do homem. Analisando Mc 5:20. “Ele se retirou, pois, e começou a publicar em Decápolis tudo quanto lhe fizera Jesus; e todos se admiravam.”, vemos que a transformação do evangelho de Jesus é integral.

O poder do evangelho de Jesus, é transformador, Paulo afirmou isso. Quando alguém entrega sua vida para Jesus, significa que ele está querendo uma mudança na sua vida.


Esta mudança é notada pela sociedade. Temos testemunhos de jovens que estavam escravizados pelas drogas, viviam acorrentados aos vícios, pelo vil tentador, mas agora, encontraram a liberdade, a felicidade. Hoje são pais de família respeitados, alguns são até ministros na obra do Senhor.

Esse reaproveitamento está sendo observado nas políticas públicas do governo brasileiro. Trabalhei com um cidadão de origem nipônica, que me dizia diariamente, gosto de trabalhar com os “crentes” porque eles não roubam a gente, a gente pode confiar tudo na mão deles que eles são pessoas idôneas. Eles trabalham certinhos, respeitam a gente.

O crescimento de evangélicos no Brasil, nestes últimos 20 anos, tem sido notado por todos os órgãos de pesquisas brasileiras e com isso o comportamento da população tem melhorado, daí a necessidade de se criar políticas de inclusão e aproveitamento dos benefícios que a igreja produz para a comunidade onde ela está instalada.

O IBGE, publicou no dia 9 de outubro, a “Análise das condições de vida da população brasileira – 2009” – esta publicação é a responsável pelos indicadores sobre o impacto social brasileiro, reunindo as informações sobre aspectos demográficos, educação, trabalho e rendimento, domicílios, famílias e grupos populacionais específicos. O saldo tem sido positivo pois, aponta uma melhora considerável em vários aspectos da vida dos brasileiros. Em todas estas pesquisas nota-se a afirmação de que os evangélicos estão presentes e que a participação para a melhora destes números passa pelos púlpitos de milhares de congregações espalhadas pelo país.


Esta mudança no comportamento da sociedade está abrindo porta para que evangélicos em todo o país assumam posições em órgãos do governo com poder de decisão na vida pública da sociedade. Em vários conselhos ou órgãos federais temos a presença de líderes ou até mesmo desconhecidos que estão prestando relevantes serviços neste aspecto para a sociedade brasileira.

Daí a importância de se dar continuidade ao trabalho político-social cristão. Seja nas creches que são mantidas por denominações, nas casas de recuperação para drogados e alcoólatras, que agora o governo está reconhecendo o trabalho de diversas entidades, mas há uma agravante, e isso nós vamos ouvir falar depois, de casas de recuperação que ao longo de décadas, trabalharam na recuperação de drogados e viciados, estarem inclusive, fechando suas portas, por não atenderem as exigências do governo. Que trata o problema como uma doença pública, e não deixa de ser, mas não a vê como uma dependência espiritual. Com a ingerência do governo estas casas terão que cumprir regras impostas que vai chocar com a ideologia de muitos destes abnegados que desenvolvem um trabalho de fé.

Vendo a história do gadareno eu compreendo a amplitude do evangelho de Jesus e vejo neste homem uma mudança:moral, social e espiritual.

Moral porque ele não tinha respeito e não era respeitado. Era conhecido como o “gadareno”. Toda a sociedade tinha medo dele. Ele estava se matando aos poucos. Jesus restaurou a sua dignidade, quando conversou com ele e ela com serenidade respondeu ao chamado do mestre.

Social, porque a sociedade judaica, não queria nem ouvir falar nele, tanto é que, os religiosos e os capitalistas da época, questionaram entre a vida dele e a de sua manada de porcos. Jesus mostrou a ele que aquele homem tinha mais valor que os animais. Tem gente que dá mais valor a animal do que a ser humano. Se você encontrar um mendigo na sua porta, caído, responda pra você mesmo: Você passa longe, fica com medo, ou carinhosamente vai até ele e lhe oferece pão, água e conforto?

Espiritual, aquele homem agora sorria, seu espírito deixou de ser atribulado, ele se entregou a Cristo e sua vida mudou.

O evangelho de Jesus faz a diferença, se não está fazendo na sua vida, receba um conselho, entregue se a Jesus e seja feliz, fazendo ainda a sua comunidade e os que te cercam repletos de alegria e felicidade.



2 comentários:

  1. Paz.
    Fico feliz por fazer parte deste povo, que está sendo transformado a cada dia pelo poder do evangelho de Cristo. Ainda que muitos não conseguem ver os benefícios que a Igreja evangélica tem trazido ao nosso país, pelo contrário, só sabem criticar.
    Deus o abençoe por esse texto, e continue sempre constante na obra do Senhor

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom mesmo Pr.Juarez, Obrigado por estas palavras!

    ResponderExcluir