terça-feira, 17 de novembro de 2009

O que você anda ouvindo por aí?

"e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos" Ex:29:20 a

O que você anda ouvindo por aí? Começo meu devocional de hoje, pensando que tudo que ouço serve para moldar meu temperamento e até meu caráter. Por exemplo, a pessoa que ouve música suave tende a ser mais tranquilo, já os roqueiros que me digam, como são agitados.

A expressão bíblica de Êxodo nos ensina algumas verdades importantes:

Na observação, que o sacerdote e seus familiares tinham que fazer para sua vida pessoal, Moisés ensina que deveriam pegar um pouco de sangue e pôr sobre a ponta da orelha. Gestos estranhos, mas de grande importância.

Orelha na Bíblia, nos fala sobre "ouvir". Entendo que Moisés está ensinando a Arão e seus filhos que: Eles deveriam ungir suas orelhas. Orelha ungida, procura prestar atenção e ouvir o que é ungido. Ninguem vai andar com um tampão no ouvido, naturalmente, dizendo que agora só vai ouvir a vóz de Deus, não é isso! Porém, na medida do possível manterá seus ouvidos atentos à voz do Senhor e evitará ficar ouvindo horas a fio de noticiários desanimadores, "nojelas" que te ensinem a desafiar o mundo através da indisciplina com os pais, da infidelidade com a esposa ou vice versa.

A minha amada esposa, desde que me casei me diz uma frase: "Eu estou na escola". É interessante que quando faço as coisas certas, ela me alegra com esta frase, mas quando cometo algum deslize que a machuca (De imediato busco o perdão) ela me adverte com a mesma frase.

Veja o exemplo de Eli e Samuel. Eli estava surdo para as coisas de Deus. Ouvia a vóz do Senhor mas não tinha mais a sensibilidade espiritual para discernir entre vóz de Deus ou de homens. Isto é grave. Samuel começa seu ministério, ouvindo Deus falar. Não tinha ainda intimidade, mas sabia que quem estava falando com ele era mais poderoso que ele. A receita de Eli, depois que foi despertado, foi simples e ele instruiu o menino e Samuel a dizer: Fala Senhor que o teu servo ouve.

Meu amigo (a) você tem ouvido Deus falar com você?; ou Deus, só fala com o teu irmão e com você não! Depende de como você quer que Deus te fale.

Uma coisa eu te garanto, ele fala com você todos os instantes. Te orienta nas suas decisões (quando você o busca), te livra das maiores aflições. Te guarda dos perigos. E faz muito mais, usa de todas as formas pra falar com você.É pena que as vezes você está tão ocupado, com tanta poluição sonora, que os decibéis da vóz de Deus estão sendo sobrepostos. Lembre-se ele não vai gritar com você, a sua vóz e mansa e suave.

Feche os teus ouvidos para tudo que em sua volta e ouça a vóz suave de Deus falando ao teu coração.
Por isso, unja o teu ouvido, faça um seleção do que você quer ouvir, e que nesta seleção, o principal, seja o de ouvir a palavra de Deus, que aumentará a sua fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário