sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Haja o que houver, venha de onde vier

E venha sobre mim o que vier. Jó 13:13

O poeta Vitorino Silva canta:
Haja o que houver/venha de onde vier Deus está comigo/Na tribulação/Na perseguição
Ele é meu abrigo/Não me deixa só/Pois de mim tem dó/Ele é o meu salvador/Mesmo que me oprima ele é rocha firme/Firmado estou.

Ao escrever esta melodia o poeta com certeza vivia momentos de lutas em sua vida.
Eu sempre digo: O pregador pode até não viver o que prega, mas prega o que vive.

Que paradoxo! Baseado em quê eu escrevo isso? Experiência! Pura Experiência!; senão perceba! Muitas vezes eu vi, quando pastores, no púlpito de público envergonharam pessoas, mostrando com rudeza os seus erros, que jamais deveriam ser expostos, mas, como bons moralistas eles faziam questão de apontar estas pessoas como exemplo de "limpeza" na igreja.

Anos mais tarde, este mesmo cidadão, arrogante, prepotente, encontrava-se humilhado, desgraçado, pois, seus "pecados obscuros" vieram á tona, e sempre foi assim, o que muito cobrava com exageros, fidelidade nas finanças, seus relatórios nunca eram aprovados na comissão financeira. Os que expunham os "adúlteros" como eles perjuravam, sempre se revelava,amantes sem fronteiras.

Muitas vezes, ouvimos homens falar de sofrimentos que a gente imaginava "nínguém passa por isso" só pensávamos assim porque não conhecíamos a vida particular do pregador, na maior parte das vezes seu sermão é um retrato da sua vida. Mas existem os hipócritas, que representam bem. A palavra hipócrita tem sua raiz que dá o sentido de ator, teatro.

E venha o que vier, o que Jó quer nos ensinar com isto? Vou dar asas a minha imaginação e pensar em coisas boas, ainda que ele fala até da morte, num desabafo ele está dizendo que ainda que o Todo-Poderoso o mate, ele continua confiando nele.

Jó me fala de determinação, coragem, dedicação e disciplina.

Determinação - O patriarca está determinado a vencer, não estou falando da "teologia do determinismo" não!- aquele que diz "determina que Deus vai te dar" - Sua visão é a visão de vitória, a palavra derrota não está constando do seu dicionário, ele enxerga um futuro próspero e, como Deus cobra determinação em nossas vidas. Nós temos muita iniciativa e pouca acabativa, iniciamos tantas coisas, mas o desânimo nos impedede levar até o fim. Lembre das últimas palavras do livro de Daniel: "Tú, porém vai até o fim". "Aquele que vencer herdará estas coisas;e eu serei seu Deus, e ele será meu filho" Apoc 21:3


Coragem
- Diversas vezes na palavra de Deus vemos o Senhor incitando os homens a serem corajosos - No adjetivo: que tem coragem; animoso; destemido; bravo; intrépidoEsta ordem de Deus acontece somente quando você se acovarda, então levante a cabeça e "venha o que vier"

Dedicação - Paulo em Romanos 12:7 pede para que "haja dedicação". Em tudo que se concentra, aumenta, então se dedique em fazer a obra de Deus, concentre-se em sua vontade, e venha o que vier, a vitória é tua em nome de Jesus.

Disciplina - "É para que sofreis; Deus vos trata como filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?" Hb 12:7 - Quando somos corrigidos nos sentimos inferiores,menosprezados. Em alguns temperamentos ser corrigido é como uma morte, a pessoa se fecha num canto não quer saber de ninguém fica igual ao coreano quando é molestado, ás vezes chegam a pedir a morte. Nada disso a correção é ruim no momento, porém, seu resultado é produtivo.

Venha o que vier a vitória é nossa em nome de Jesus.

Lembre-se: A tua vitória é a minha vitória.

2 comentários:

  1. Olá, Pastor!
    Amei ler seus posts. Você fala de um modo simples e compreensível.
    E me tocou em especial o texto "Eu não levo desaforo pra casa!".
    Muito bom, parabéns!
    Continue pregando a Palavra e que o Senhor continue te abençoando.
    Já sou tua seguidora.
    Paz.

    ResponderExcluir