terça-feira, 29 de setembro de 2009

Jogando fora o lixo emocional da sua alma

"Pois saciarei a ALMA cansada, e fartarei toda ALMA desfalecida". Jeremias 31:25

A nossa alma tem um diagrama e ele é constituído de 5 elementos: Emoção, Intelecto, Volição (vontade) Consciência e Livre Arbítrio.

Estes elementos sofrem inflências externas dairiamente. Constantemente somos feridos, ofendidos, magoados, perseguidos e humilhados.

Este lixo emocional vai matando células importantes em nosso corpo, seja em nossa mente e principalmente em nossa alma.

O salmista reconhecia isto quando clamava: "Refrigera a minha alma" Sl 23.3 . Isto significa que a alma dele estava atormentada, cansada e até desfalecida. Então, ele pede a Deus que restaure a sua alma.

A culpa - chamada de emoção penosa -; a mágoa - que é ressentimento, tristeza, descontentamento, etc ; a angustia - que se traduz em aflição intensa, agonia, sofrimento e excitação emocional, estes três elementos são os grandes responsáveis por uma alma cansada e desfalecida.

Em se tratando de culpa, você pode tratá-la de várias maneiras, eis alguns exemplos:

a) Negar a culpa - "não fui eu"

b) Minimizar a culpa - "Isso não foi nada!"

c) Negociar com a culpa - " Rebaixando Valores o que era pecado ontem já não o é hoje"

d) Racionalizar a culpa - "ele faz, porque eu não posso fazer". "Todo mundo faz isso e nínguem é punido!".

e)Jogar a Culpa nos outros - "A mulher que tú me deste" Gn 3:12

f) Se auto Flagelar - "guardar no coração e ficar remoendo" consequências depressão, mal de pânico, insônia, noites mal dormidas, stress.

Resposta de Deus para a sua vida: Confesse e deixe o seu pecado e assim você terá descanso em Deus. Em Hebreus 8:12 está registrado esta promessa para a sua vida "Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais".

Sobre mágoas e angústia trataremos em outra ocasião.

NB: Eu li um estudo do pastor Paulo Silas Reis, da AD Belenzinho Barueri e achei muito interessante e tomei como base para esta mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário