quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Abominação, arrependimento e humilhação



Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42.6
O patriarca Jó, homem que recebeu elogio do próprio Deus, nos surpreende com suas declarações.

Mas antes de meditarmos nisso propriamente dito, quero relatar o que ouvi da pregadora Lana Holder, numa mensagem pregada em Comboriú –SC.

Ela disse que Jó possuía sete filhos e três mulheres, sete mil ovelhas, o “rei das ovelhas” e não “rei do gado”, três mil camelos, os comparou a “vectras” e as quinhentas juntas de jumentas a “gol mil”. Interessante esta colocação, mas mesmo assim não demonstra o quanto este homem era rico, sem contar os milhares de funcionários que ele tinha.

Mas Jó entrou na prova, com permissão de Deus (vontade permissiva de Deus). Foi muito criticado pelos seus amigos e, quando tentou descrever seu sofrimento, mas não conseguiu muita coisa com isso não.

Jó era muito rico espiritualmente, isto é demonstrado quando ele vigia a sua família com a oração e sacrifício.

Ao ouvirmos Jó falar da maneira como ele falou no versículo anterior: “Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos”. v5, podemos analisar: Que descoberta maravilhosa! Não é só servir a Deus de “boca” . É necessário conhecê-lo e, só se conhece a Deus tendo experiência pessoal com ele.
Após este reencontro Jó chega a seguinte conclusão: Tudo que ele fez perdera o sentido. Agora ele serviria a Deus com uma nova visão.

Não há nenhum relato de maldade por parte de Jó. Mas como Deus conhecia o seu coração, convenceu-se de seus erros e ele usa a expressão: me abomino — sinto asco, detesto, acho desprezível tudo que fiz até agora, pensava o patriarca.

Ele se achava muito mais miserável que Paulo, o apóstolo. Jó se arrepende — (grego metanóia) — voltar atrás com o pecado, para que haja arrependimento primeiro há o convencimento do pecado, - depois que me converti, tive arrependimento — Jer 31:19 e Jó estava se redimindo e humilhando nas cinzas, o maior ritual de humilhação para um judeu.

Abominar nossos pecados, que estão escondidos dentro de nosso coração — um perdão não oferecido, o orgulho de ser, o apontar de dedo, o falar mal do meu próximo. Na maioria das vezes somos santos por fora, mas somos como sepulcros caiados servindo a Deus de boca — meras palavras.

Para ser exaltado como Jó foi depois desta declaração, temos que abominar, arrepender e humilhar.

Em tempo: Onde está escrito que Jó possuía sete filhos e três mulheres- leia-se Jó possuía sete filhos e três "filhas" mulheres

4 comentários:

  1. Graça e Paz Pr. Juarez.

    Parabéns pelo blog, que Deus continue te usando para abençoar a muitos.

    Gostaria de questionar, se o sr. me permite, a parte onde cita uma mensagem pregada por Lana Holder, onde ela afirma que Jó tinhas 7 filhos e 3 MULHERES.

    Jó teve 3 FILHAS e não três mulheres (esposa), conforme o texto:
    Jó 42:13-14:“Também teve sete filhos e três filhas. E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.”

    Pode até ser que ela possa ter dado a entender que as três mulheres, se referisem as 3 filhas, no entanto para muitos que fizerem a leitura do teu texto, não gera essa interpretação.

    Apenas um detalhe, que de maneira alguma desmerece a qualidade e profundidade da mensagem.


    Já estou te seguindo e te convido a visitar meu blog e participar também.

    Em Cristo!


    Renato Jr.
    http://blogrenatojr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Alimento de Deus é para minha alma é esta pregação. Como precisamos de humildade e como precisamos nos arrepender. Senhor sara minhas feridas e cura minha alma, leva-me ao pleno conhecimento de tua palavra, sonda meu coração e lava-me dos pecados que me são ocultos; para que possa servi-lo com integridade de coração. Uma ótima semana pastro em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Que benção Renato, muito boa sua observação, e eu concordo com você. Não vou mudar o texto, mas aconselhos os leitores a observar teu comentário.

    Sua intervenção só nos ajuda a melhorar naquilo que nos propomos: A pregar a palavra.

    Fique tranquilo, tenho observado seu blog, constantemente.

    Em Cristo !

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor Pastor, que o SOBERANO SENHOR continue te usando nesta unção, realmente precisamos a cada dia consertar o nosso altar nos arrependendo e intercedendo uns pelos outros, até porque muitas vezes nós servos de Deus e seus filhos temos que nos arrepender pelos pecados de nossa nação, familiares etc.
    Fique na Paz do Senhor Jesus. Gostaria de convida-lo a visitar o nosso blog http://prjonatasrodrigues.blogspot.com, e faça de minha página extensão da sua!

    ResponderExcluir