sábado, 12 de setembro de 2009

Deus cuida daquele que nele confia

Para quem gosta de Salmos uma análise que fiz nos anos 80, para uma lição da Escola Bíblica Dominical, bem sucinta.

I – Permanecendo em Deus (Sl 91:1-4)

“O que habita no esconderijo do altíssimo” – Trata-se do que procura manter a comunhão com Deus.

“E descansa á sombra do onipotente” – Deus estenderá os seus cuidados ao homem que se coloca sob a proteção dele. A comunhão com Deus significa segurança. Quanto mais perto de Deus andarmos, mais confiança teremos

“Diz ao Senhor : Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio”. Qualquer pessoa pode dizer “Deus é meu Refúgio”, mas somente aquele que vive da fé e anda em comunhão com Deus pode garantir que “Deus é meu refúgio”.

“pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa” . Como passarinhos frágeis e fracos, deixamos Satanás nos atrair para as suas arapucas. Deus é Espírito e, pode nos proteger dos espíritos maus, (hostes infernais da maldade). Deus cujo caminho é misterioso, nos protege dos perigos misteriosos. Não há limites ao poder protetor da fé. Esta promessa é para os que habitam no esconderijo do altíssimo e, não para aqueles que fazem raras visitas a Ele.

“Cobrir-te-á com as suas penas” Proteção divina – “Sob suas asas estarás seguro” Deus está sempre nos protegendo, será que sempre estamos confiando que ele está ao nosso lado para nos proteger?

“A sua verdade é pavês e escudo” Esta é a base da nossa fé e confiança (Ef 6:1-6)

II – Protegidos por Deus (Sl 91:5-10)

“Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio dia “ –isto inclui roubos, assaltos, guerras e pragas (Sl 126:6)

“Caiam mil ao teu lado e dez mil á tua direita, tu não serás atingido” Esta é a nossa maior confiança – Declaremos isso diariamente. (2 Rs 19 – 35-37)
Esta verdade se aplica a assuntos espirituais. Em tempos de apostasia e frieza espiritual, quando há decadência na própria religião, o homem que vive perto de Deus renova suas forças.

“Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios” (Nm 14:30,32; Dt 4:4) A justiça divina não se atrasa vem na hora certa. Certo médico alemão disse que este salmo é a melhor proteção em tempos de praga.

III – Vitoriosos com Deus ( Sl 91:1-13)

“Porque aos seus anjos dará ordens ao teu respeito para te guardarem em todos os teus caminhos – Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra” ( PV 3:23,24)
Não vemos, mas os anjos trabalham o tempo todo para nos proteger, orientar, livrar, etc...

”Pisarás o leão e o áspide, calcaras os pés o leãozinho e a serpente” O costume dos conquistadores antigos era colocar o seu pé na nuca do inimigo vencido.
-o Leão – Inimigos conhecidos, abertos e violentos
- A Serpente – A serpente simboliza todos os inimigos secretos e traiçoeiros, tais como os caluniadores e outros tantos.

Em Cristo, porém, temos a esperança de pisar na cabeça de Satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário