segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Confiando em Deus

"E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã." Êxodo 16.35

O maná dificilmente era uma comida paradisíaca. Na verdade, esse pão do Céu podia ser completamente frustrante. Basta olhar para a maneira como ele surgia e como devia ser coletado.
O problema não era haver carência do material branco e escamoso. Ao contrário, havia abundância dele.

Ele literalmente cobria o solo seis manhãs por semana. Tudo quanto se precisava fazer era apanhar um cesto e recolhê-lo. Toda pessoa tinha que apanhar um gômer (cerca de dois litros) dele diariamente e o dobro na sexta-feira a fim de haver suficiente para o sábado.É nesse ponto que o assunto se torna problemático. Por que não colher vários gômeres por dia como garantia contra enfermidade ou velhice? Afinal de contas, você sabe, imprevistos acontecem.

Mas esse não era o modo como as coisas funcionavam. Estranho assunto, esse maná. Embora ficasse bem conservado de sexta para sábado, se fosse armazenado em qualquer outro dia da semana, enchia-se de vermes e ficava impróprio para o uso no dia seguinte. Não se demorava nem mesmo sobre a terra.

Quando não era recolhido (mesmo na sexta-feira), derretia-se ao calor do sol. Portanto, aqueles que não o recolhessem em dobro na sexta-feira, passavam fome no sábado. Os israelitas logo aprenderam diversas lições do maná sobre a santidade e observância do sábado.

Mas o maná também apresenta uma lição aplicável à preocupação. Assim como cada dia tinha seu suprimento de maná, assim também cada dia tem seu suprimento de preocupação. E assim como o maná apodrecia para aqueles que tentavam armazená-lo, assim também as preocupações esmagam e poluem a vida dos que buscam colher mais do que a sua porção diária.

Confiar diariamente em Deus era o único procedimento seguro ao lidar com o maná. Confiar em Deus é a única maneira de lidar com os cuidados da vida.

2 comentários:

  1. Quanto nos preocupamos em armazenar e guardar e poupar para o amanhã, quando só o dia a dia com Deus nos bastaria. Precisamos mesmo aprender a confiar nas provisões diarias do Senhor, só assim aprenderemos a lidar com o maná de bençãos que vêm do ceu sobre nossas vidas. Obrigado por essas palavras, me servirão de provisão para 21 dias de jejum.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhas, amado, que Deus te dê forças no seu propósito, que sacrificial, mas com certeza te trará resultados de santidade, humilhação e aproximação de DEus, além de poder e unção para fazer a sua obra.

    ResponderExcluir