Por Juarez Lima
Apesar de ser feita nos EUA, brasileiros concordam com esta tendência
A Folha de São Paulo em sua edição desta quarta, 20, no caderno C4 – Cotidiano trouxe a seguinte Manchete: Jovem é maior alvo de publicidade de bebida com matéria assinada pela jornalista Claúdia Colucci.
A repórter afirma que a indústria da bebida alcoólica está investindo mais em propagandas dirigidas a adolescentes do que nas voltadas a adultos. A conclusão é de um estudo publicado neste mês no “Journal of Adolescente Health”, que avaliou, durante cinco anos 13.513 campanhas de bebidas em 118 revistas americanas.
O trabalho foi feito nos EUA, há indícios de que no Brasil atinja os mesmos números, isto de acordo com pesquisas da Unifesp (universidade Federal de São Paulo) que mostra que o adolescente se identifica com os elementos da propaganda da cerveja – cores, gente jovem e bonita, mulheres sensuais. Tudo isso dá uma sensação de poder e quem não participa está fora de mundo.
Outro estudo da Unifesp, segundo o jornal, mesmo que ainda não concluído mostra que há muita propaganda de bebida sendo veiculada à tarde, quando a maior audiência é do público infanto-juvenil.
“A industria do álcool está nos enaganando. Ao contrário do seu posicionamento público [de que não há publicidade dirigida a menores de idade], eles estão mirando os jovens por meio de sua propaganda. Eles estão dizendo uma coisa e fazendo outra” disse Michael Siegel, professor de ciências da saúde de Boston University e coautor do estudo, relata a Folha.
De acordo com os pesquisadores as cervejas e bebidas consumidas pelos adolescentes aparecem quatro vezes mais nas revistas direcionadas a este público.
Para a pesquisadora Illana Pinsky, professora da Unifesp, normas de autorregulamentação brasileiras são frequentemente burladas pela indústria no que diz respeito á propaganda de cereveja. Ela declara que “Embora ela não fale do produto em si, aborda os sonhos e o estilo de vidas relacionado ás pessoas jovens e bonitas, às festas, que tudo tem a ver com o jovem”.
O Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação – a pesquisa é desconhecida.
Quanto mais cedo o jovem conhece a bebida mais dependente ele se torna. Estas propagandas são veículo de informação e de formação. Mesmo que através de mensagens subliminares, nas entrelinhas eles acabam levando a juventude ao vício
Nenhum comentário:
Postar um comentário