segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A liberdade de culto

No próximo dia 7 de janeiro será comemorado o dia de liberdade de culto, liberdade de pensamento e de expressão. Democrática por demais esta expressão, num país onde sua cultura e monogâmica ou multiculturista. No Brasil temos diversas religiões representadas com seus ritos e credos.

Tanta liberdade que temos, que os neopentecostais abrem igrejas e comunidades diariamente, basta o pastor não falar o que ele quer ouvir, que de imediato já se tem a revelação de “uma nova unção”, “desligamento de sofismas e costumes”, “não devo prestar conta ao homem”, enfim uma série de histórias que dão base para estas que nascem todo o dia.

Na pressa de abrir uma igreja não dá tempo de ver toda a documentação, e no Brasil tem o quebra-galho, sempre tem alguém que consegue burlar a lei, e o salão permanece aberto.

Li estes dias que em alguns municípios a lei está se tornando mais rigorosa. Um exemplo: em Catanduva, interior de SP, fechou uma Igreja neopentecostal (prefiro não revelar o nome, pois não tenho todos os dados corretos), porque eles mudaram de um antigo prédio, para um outro a cem metros de um posto de gasolina, e é lei que salões que abriguem mais de 150 pessoas tem que estar a pelo menos 100 metros do posto. A prefeitura lacrou. Se os fiscais foram indecentes ao tratarem com as pessoas, isto é outra situação, mas eles cumpriam a lei, desconhecida até então. Recursos dali, recursos daqui, a prefeitura deu 60 dias para a mudança do prédio.

Com isto surge a palavra perseguição, que foi inclusive usada pelo mestre Jesus no seu sermão da bem-aventurança. Vamos relembrar: Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. MT 5:10.

Lição do mestre, perseguidos pela justiça, com certeza, pelo menos é o que dá a entender que alguém que usa o divino para abrir uma igreja, não vá fazê-la com a intenção de ficar rico nesta terra, ou até mesmo criar projetos tão mirabolantes que seja necessário a compra de um avião particular para suas viagens “evangelásticas”.

É entendido que ao ver as portas de uma igreja aberta, a pessoa que ali chegar vai encontrar alguém que possa lhe oferecer ajuda e socorro espiritual. Se isto acontecer, com certeza estas perseguições terão outro teor.

Não quero aqui defender, nem A ou B, existe caso de perseguição a igrejas evangélicas, sim existe, mas em muitos casos nos expomos. Alguns perderam a ética e estão lavando roupa suja na mídia. Se colocando ao nível do noticiário “sangrento” do mundo cão. Meu amigo, a partir do momento em que deixamos a simplicidade do evangelho e embarcamos na onda do “glamour do mundo” . Estaremos sim sujeito a estas perseguições.

Li há alguns anos o livro Cristo em Cadeias Comunistas, pude notar a verdadeira perseguição ao evangelho, homens banidos da face da terra só porque professavam o nome de Cristo. Jovens que foram decaptados porque mantiveram sua fé e a propagaram diante de seus algozes.

Deus nos deu a liberdade de culto vamos usá-la com cuidado e não dando motivo aos homens para que nos condenem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário