terça-feira, 18 de agosto de 2009

De rejeitado a vitorioso

Ao ler o livro de I Crônicas, noto quanto Deus foi cuidadoso e detalhista ao falar dos seus heróis, ou de pessoas que ele fez questão de deixar registrado na história, por menor que fosse sua participação, nada passou desapercebido diante de um Deus que escreve cada linha de nossa vida, como um grande conto ele vai desenrolando capítulos interessantes de nosso viver. No caso de Jabez, que tem sua história registrada em I Crônicas 4: 9-11, ele em pequenas linha conta a história de um rejeitado que triunfa. Esta história supera todos os contos que já lemos e nada nos impressiona mais que a sutileza na condução deste ato tão extraordinário.

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos: V.4 a. Quem lê esta frase nota que se trata deum homem vitorioso. Qual de nós não quer ser melhor que seu irmão. Isto não é regra, masvemos esta disputa dentro das famílias, e o pior acontece como no caso de Esau e Jacó :Gênesis 25:28 E amava Isaque a Esaú, porque acaça era de seu gosto; mas Rebeca amava a Jacó.

Esta família, está fadada a divisão, e isto notamos no desenrolar da vida destes dois irmãos. Aurélio trata a palavra ilustre como : quem se distingue por qualidades dignas de louvor; célebre, notável, famigerado, nobre, fidalgo, estas são as qualidades dos grandes vencedores. Nesta época em que vivemos os homens estão buscando a celebridade, querem ser notados? Nobreza sim, pobreza não! Buscam freneticamente estarem na mídia e ser louvado por suas realizações, isto porque o humanismo está presente em tudo que a sociedade apresenta. A receita de vitória de Jabez é simples: Ele orou a Deus.
E a sua mãe chamou o seu nome Jabes dizendo: Porquanto com dores o dei á luz . V4b - Onome Jabez, nos leva a diversos significados: “ Filho de Dores”, “ O que causa dores” Buckland,no seu dicionário universal diz que seu nome resulta em : “ Ele dá tristeza”. Nada mal para um vencedor. Penso, pois a Bíblia não me revela isto, a história de Jabez é minúscula, não temos nada que a esclareça, apenas existe o relato dos fatos, tudo indica pela tristeza de sua mãe que ele deu trabalho para nascer. Pode ser que ele tenha sido um filho indesejado, de uma “gravidez indesejável”, quem sabe filho de um incesto, de um estupro, pode ser ainda o filho que sua mãe não queria. A Bíblia revela que ele nasceu no meio de dores, e sua mãe não pensou nas conseqüências e colocou logo um nome que marcaria para sempre a vida deste homem de Deus. Jabez era uma tristeza em pessoa. Qual seria a sua atitude se desde o seu nascimento você estivesse estigmatizado a sofrer, ser sofrimento e até levar outros a angústia. Tem uma pergunta que não quer calar! Quantas dores tenho causado a meus irmãos? Dores financeiras, moral, espiritual, carnal e tantas outras através de meus gestos, minhas atitudes, ações, palavras ou um comportamento inadequado.

Vez ou outra vemos alguém reclamar do outro que só lhe causou prejuízo, dores, angústia. Mas Deus muda esta situação, basta tão somente assumir uma postura de humilhação, entrega e dependência de Deus. Jabez estava destinado a ser maldição, porém Deus mudou a sorte de Jabez, devido a sua atitude. Pequenos gestos podem causar mudanças eternas em nossas vidas. Nenhum de nós estamos rotulados a viver tristes ou espalhar tristezas. Nós fomos chamados para abençoar, somos abençoadores: Números 23:20 Eis que recebi mandado de abençoar; . Não se engane, você é uma benção na mãos de Deus. Se até hoje você tem causado dores nas pessoas que você ama se prepare para buscar a Deus, a fim de que ele mude sua vida.

Deus não quer saber do seu passado.

O nome de Jabez não o ajudava, sempre que se apresentava alguém contestaria, já desconfiava, nem sua própria mãe acreditou nele, carregava dentro de si traumas. Não vemos promessas de Deus sobre sua vida, a não ser as promessas gerais, que todos temos por servir a Deus. Isto me leva a uma meditação gloriosa e eu entendo que Jesus não está preocupado em conhecer o meu passado, não quer detalhes de sua história, o que ele quer é que você se volte para ele com um coração sedento de vitória crendo que ele pode te abençoar. Levante a cabeça e seja vitorioso.

A oração muda a sorte de Jabez.
O evangelho é permeado de testemunhos de transformação. A Bíblia apresenta Jesus como oSenhor que muda as nossas circunstâncias e nos abençoa com bênçãos celestiais. Jabez, foi mais ilustre que seus irmãos, porque ele invocou o Deus de Israel. Fez o pedido certo ao Deus certo. Este é um segredo interessante, orarmos ao Deus de Israel. Não apresentamos nossas orações a deuses, mas sim ao Deus todo poderoso, ele responde. Mas aprendemos algo interessante com Jabes: Primeiro, devemos orar ao Deus todo poderoso, o Senhor Jesus nos garante em João 14:14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Não há limites na oração, a benção é liberada de acordo com o seu pedido a sua fé.

Em segundo lugar sua oração é específica. Ele sabe o que quer não titubeia com suas palavras se comunica bem na oração, em nosso caso nós temos um aliado, o grande consolador: Romanos 8:26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Jabez fala não murmura se expressa e deixa que o Espírito Santo se encarregue de conduzir sua oração diante do pai. A terceira atitude de Jabez sua determinação na oração. Oração determinada não determinando. E por fim o quarto ponto é que ele ora com inteligência. Oração inteligente. Sabe o que está fazendo, consciente de suas necessidades. Começamos a aprender um pouco mais com este herói, e se até hoje tínhamos dúvidas, deixemos isto para trás, e passemos a confiar mais no Senhor, pois ele nos dará as bênçãos que queremos se com sabedoria a ele nos dirigirmos.

O pedido de Jabez
Não há falsa modéstia em sua oração. Ele começa desafiando o medo, estabelecendo umarelação de confiança e colocando, sobretudo a condição de que Deus é e será o responsáveldireto pela sua benção, benção esta que não é pequena pois, a expressão que ele usa na edição Revista e Corrigida diz: se me abençoares muitíssimo. Ele sabia que sua oração passava por uma inspeção e ele a faz com excelência. Ele pede a benção de Deus para si mesmo, sem egoísmo algum ele quer ser abençoado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário