quinta-feira, 20 de agosto de 2009

2º Domingo de Dezembro, o Dia da Bíblia


Conhecendo a Bíblia Sagrada

Todo cristão tem sua vida guiada pela Bíblia Sagrada, a verdadeira Palavra de Deus e como meninos na fé “desejai como recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação” I Pe 2:2


A Bíblia é a revelação de Deus escrita, acerca de sua vontade para com a humanidade. Seu tema central é a salvação mediante o sacrifício vicário de Cristo por todos os pecadores. Seus 66 livros, estão divididos em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros e o Novo testamento com 27.

O Antigo Testamento na sua maior parte em hebraico (alguns trechos em aramaico) e o Novo Testamento no grego. Foram escritos num espaço de 1600 anos por 40 autores. Seu maior livro é Salmos; o menor é 3º. João.


Ela contém 1.189 capítulos, sendo 929 no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento. O maior capítulo é o Salmo 119; o menor é o Salmo 117.
Para ler a Bíblia em um ano todo basta ler cinco capítulos aos domingos e três nos demais dias da semana. Sua divisão em capítulos se deu em 1250 d.c. por Hugo de Saint Cher, abade dominicano, estudioso das escrituras.


A divisão em versículos está distribuída da seguinte forma: São 31.173, sendo 23.214 no Antigo Testamento e 7959 no Novo Testamento. A primeira Bíblia dividida em capítulos foi lançada em 1555, em Paris.
Como é linda a Bíblia, se um diretor tivesse dado os temas para seus escritores e dessem á eles tempos, épocas, lugares e situações bem diferentes, como é o caso da Bíblia, que conclusão chegariam.

Será que conseguiríamos um livro tão homogêneo como é a Bíblia a Palavra de Deus? Dificilmente. A Bíblia é toda sincronizada, sua estrutura de livros não está em ordem cronológica, tendo isso em mente quando você for estudar evitará muito mal entendido especialmente na esfera histórica, da profecia bíblica e do desenvolvimento da doutrina, se pesquisada com amor sua compreensão será mais ágil, porque o Espírito Santo se encarrega de revelar seus segredos milenares.
O Senhor Jesus em seus discursos sempre citou a palavra de Deus, diversas vezes ele se refere a versículos do Velho Testamento, numa alusão clara de que ele conhecia bem a sua Palavra. E para nós ele aconselha em Jo 5:39 “Examinai as escrituras....”
Como verdadeiro cristão que somos precisamos alimentar a nossa alma diariamente da Palavra de Deus, só assim seremos fortalecidos e teremos graça e conhecimento nesta nova caminhada.
O apóstolo Pedro aconselhou a criarmos desejo ardente pela palavra de Deus, “como recém-nascidos, o puro leite espiritual”.


A Bíblia Sagrada é esse alimento. Adquira o hábito de alimentar sua vida espiritual da mesma forma que alimenta sua vida física. Gaste algum tempo toda manhã com a Bíblia antes de sair para enfrentar o mundo.

O dia inteiro será cheio de lutas e dificuldades naturais, por isso comece o seu dia em comunhão com Deus e receba forças para vencer as trevas“e o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir” Dt 17:19.


Fazendo assim, estará sempre se alimentando na mesa do Senhor. O crente que não lê a sua Bíblia, só recebe este alimento quando alguém o coloca em sua boca... Considere perdido o dia em que não leres a Bíblia.
A boa saúde aguça o apetite. Sempre que sentir desejo de alimentar-se espiritualmente leia a Bíblia.

Não faça como alguns que só ouvem a leitura efetuada na igreja e depois a Bíblia volta a ser como um dos livros mais belos de sua estante, que ninguém pode por a mão, ou muitas vezes permanece aberta nos Salmos 91 ou 23, como se fosse uma amuleto, mas sem contato humano.


Se você, infelizmente se enquadra nesta classe de pessoas que apenas admiram a Bíblia. Cuidado! Isto é um mau sinal cuida disso.


Não me lembro quem escreveu esta verdade, mas ela é atual:"Este livro te afastará do pecado ou o pecado te afastará deste livro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário