segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pastor Sóstenes Apolos continua internado

Igreja está orando pela recuperação do líder

O presidente da Assembleia de Deus Novo Dia (Plano Piloto) e da CEADIF – Convenção do Distrito Federal, pastor Sóstenes Apolos da Silva, de acordo com notas publicadas na rede social, foi internado na UTI no domingo dia 12/05 em consequência de uma baixa acentuada em suas plaquetas no sangue.

Depois de diversos exames chegaram ao quadro clínico que a causa de sua internação é a leishmaniose visceral.
No momento, o pastor permanece internado no Hospital Santa Luzia em Brasília recebendo os cuidados médicos. As visitas estão sendo controladas.

Igrejas em todo o país estão levantando um clamor de oração pelo pronto restabelecimento do pastor.

De acordo com a bióloga Mariana Araguaia a leishmaniose visceral é transmitida por mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico (ex.: galinheiros). Suas fêmeas se alimentam de sangue, preferencialmente ao fim da tarde, para o desenvolvimento de seus ovos. No ambiente urbano esta doença se prolifera em cães.

Os sintomas apresentados pelos humanos são a febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e palidez como sintomas. Fígado e baço podem ter seu tamanho aumentado, já que a doença acomete estes órgãos, podendo atingir também a medula óssea. O período de incubação é muito variável: entre dez dias e dois anos.

Doença endêmica em 62 países, no Brasil são registrados cerca de 3000 casos por ano, sendo que mais de 5% dos acometidos vão a óbito, cerca de um ou dois anos após o surgimento dos sintomas: grande parte em razão da falta de tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário