quinta-feira, 23 de maio de 2013

Luís Roberto Barroso é favorito para o STF; Dilma anunciará novo ministro nesta quinta


Luís Roberto Barroso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís Roberto Barroso
Nascimento11 de março de 1958 (55 anos)
Rio de Janeiro Vassouras
Alma materUniversidade do Estado do Rio de Janeiro
OcupaçãoJuristaadvogadoprofessor
Luís Roberto Barroso (Vassouras11 de março de 19581 ) é advogado, Procurador do Estado do Rio de Janeiro,2 jurista brasileiro e professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Universidade de Brasília3 . Ficou conhecido por suas atuações na defesa das pesquisas com células-tronco, na defesa de que a união homoafetiva fosse semelhante em direitos à união estável entre casais hétero e também pela sua defesa na ADPF 54, que defendia o direito de interrupção de gravidez, no caso de fetos anencéfalos. Ele também defendeu o italiano Cesare Battisti4 5 .
Com atuação em Direito Constitucional, faz parte de comissão de notáveis que propõe ações de emenda constitucional, projetos de lei, de resolução e de emendas a propostas já em tramitação no Poder Legislativo relativas às finanças dos Estados, tais como a reforma tributária, nova lei dos royalties, Fundo de Participação dos Estados (FPE), renegociação das dívidas com o Tesouro Nacional e vários outros temas, que vão da proibição da criação de pisos salariais nacionais à criação de um cadastro único de empresas6 .

Formação [editar]

Graduação em Direito pela UERJ. Mestre (Master of Laws) pela Yale Law School, EUA. Doutor e Livre-Docente pela UERJ. Estudos de Pós-Doutorado na Harvard Law School, EUA. Professor Visitante da Universidade de Poitiers, França (fev. 2010) e da Universidade de Wroclaw, Polônia (out. 2009). Experiência acadêmica na área de direito público em geral, incluindo teoria constitucional, direito constitucional contemporâneo, interpretação constitucional, controle de constitucionalidade, direito constitucional econômico, administrativo e regulação. 2 )

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário