quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Os setes choros de José - O Choro de matar as saudade (5ª Parte)

"Chorou longo tempo" Gn 46:29 - Quanto tempo longe do velho pai. Saiu de casa adolescente, do jeito que saiu, e durante este tempo não esqueceu os conselhos, o carinho, o afago do seu velho pai.
Temos visto estes reencontros, são emocionantes, o choro desta vez é misturado com alegria, dor, saudade, reconciliação e perdão.

De vez em quando encontro amigos que há anos não encontro, exemplo esta semana estava na igreja Assembléia de Deus em Ourinhos, hoje moro em Campinas, e olhei um senhor aparentando 45 anos, de imediato vi que o conhecia, me dirigi a ele e ele a mim, nos abraçamos e relembramos. histórias incríveis de nossa juventude, uma delas foi que nos casamos no mesmo dia 17 de dezembro de 1984. Pude rever sua esposa e nos alegramos bastante.

Como surgiu a sua saudade?. Você saiu de casa, mudou de estado para trabalhar e não teve mais a oportunidade de retornar á sua casa. Fugiu de casa tentando uma nova vida, deixando pra trás velhos pais, que choram a sua saída todos os dias. Quem sabe se alguém saiu de sua casa e te deixou sózinha e agora você sofre, abandonada, sofrendo, e um reencontro poderá ser muito útil para a tua alma. Pense um pouco e descubra porque você está sofrendo com tanta saudade.

Havia uma expectativa grande no coração de José, reencontrar seu velho pai, e isso nos dá margem para lermos seus pensamentos. Possívelmente ele pensou nos dias em que ficou sem receber a benção do seu pai, as mesas fartas que juntamente com seus irmãos ele poderia ter participado, as festas de aniversários do velho pai, os passeios em família, o carinho diário e o afago da mão calorosa e dos conselhos sábio do pai.

Isto me faz pensar, naquele marido que deixou a mulher sózinha em casa, interrompendo sonhos, projetos e sucessos. De alegre esta mulher se torna triste, as vezes amarga, quem sabe esperando até o momento da reconciliação. O filho que por rebeldia, deixa a casa dos pais e se aventura neste mundo, com sucesso ás vezes, mas na maioria não vê a hora de regressar, mas ele é tão orgulhoso que não tem coragem de se humilhar e voltar para os braços do pai. e porque não falar de você - pródigo - que deixou o conforto da casa de Deus, para viver a mercê deste mundo cruél, mundo que não respeita seus valores, seus ideais, seus sonhos, mas que você precisou se adaptar a ele para sobreviver. Deus te faz um convite, venha aos braços do pai.

Este choro é edificante. Rever amigos que ficaram para trás e bom demais. Seus sonhos começam a aflorar novamente. Você agora pode planejar e realizar o que ficou para trás.

É hora de tomar uma posição, custe o que custar, aceite esta condição da saudade, e corra em busca de encontrar a pessoa que você ama, perdoe, chore e se declare, só assim esta saudade que mata no peito será estancada e você desfrutará de paz e alegria. Esperança.

No próximo texto vamos falar sobre: O Choro de luto

Lembre-se se este estudo te trouxe edificação encaminhe aos seus amigos, para a sua lista de e-mail, quem sabe esta mensagem poderá socorrer alguém que está necessitando de uma palavra. deixe Deus te usar.

4 comentários:

  1. Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados - Isaías 58: 1
    Prezados irmãos
    Graça e Paz
    Estamos conclamando todos os cristãos a seguirmos o conselho do Profeta Isaias. Clamar a plenos pulmões e erguermos a voz como trombetas condenando a transgressão de nossos governantes e parlamentares.
    Diariamente lemos nos jornais e vemos nos noticiários os casos de corrupção, falta de ética de honestidade e de moral de nossas autoridades.
    Programas de governo institucionalizando a prostituição, a união homossexual, o aborto, a censura a imprensa, cerceamento da liberdade de expressão, cerceamento da liberdade de culto tem sido editados como decreto enquanto nós cristãos nos calamos e nos tornamos coniventes com todas estas transgressões.
    Deus colocou em nossas mãos a responsabilidade de elevarmos nossa voz profética contra este estado de coisas. Nisto temos falhado.
    Deus também nos deu um instrumento para que possamos erguer nossas vozes como trombetas, a internet.
    Este é o ano em que temos a oportunidade, de como o povo em Jericó, soarmos bem alto nossas trombetas e derrubarmos os muros da imoralidade, da falta de ética, da falta de honestidade, da falta de dignidade.
    Tudo posso naquele que me fortalece – Filipenses 4:13.

    ResponderExcluir
  2. Comm certeza meu amado. Vamos juntos fazer a obra e a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo e verdadeiro Pastor!

    Que sua colheita seja farta, em nome de Jesus!

    Amamos voce em Cristo!

    Bejão procê!

    ResponderExcluir
  4. Irmã Rosemary

    Deus te abençôe pelo carinho. Continue orando para que possamos estar sempre à disposição de Deus para que ele nos use nas suas mãos.

    Um abraço e seja feliz com Cristo

    ResponderExcluir