quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Manuscritos bíblicos serão acessíveis para estudiosos

Chester Beatty Library
Abaixo, você pode encontrar o comunicado de imprensa da CSNTM sobre a nossa expedição mais recente.
17 setembro de 2013
O papiro Chester Beatty, publicado na década de 1930 e 1950, são alguns dos mais antigos e importantes manuscritos bíblicos conhecidos de existir. Instalado no Chester Beatty Library (CBL), em Dublin, eles têm atraído inúmeros visitantes a cada ano. É seguro dizer que os únicos manuscritos bíblicos gregos que pode receber mais visitantes são Codex Sinaiticus eo Codex Alexandrinus, tanto em exposição na Biblioteca Britânica.
O Centro para o Estudo de manuscritos do Novo Testamento (CSNTM) tem o prazer de anunciar que uma equipe de seis pessoas, em uma expedição de quatro semanas no mês de julho-agosto de 2013, digitalizou todos os papiros grego bíblico na Biblioteca Chester Beatty. A CBL tem permissão para CSNTM para postar as imagens em seu site , o que vai acontecer antes do final do ano.
Os papiros do Novo Testamento na CBL incluem os mais antigos manuscritos das cartas de Paulo (datada de c. 200 dC), o mais antigo manuscrito do Evangelho e partes dos outros Evangelhos e Atos (século III) de Marcos, e os mais antigos manuscritos do Apocalipse (terceiro século ). Um ou dois do Antigo Testamento papiros são tão antigas quanto o século II dC.
Usando state-of-the-art equipamentos digitais, CSNTM fotografado cada manuscrito contra fundos brancos e pretos. O resultado foi impressionante. Cada imagem é superior a 120 megabytes. As fotografias revelam um texto que não tenha sido visto antes.
Além dos papiros, CSNTM também digitalizados todos os manuscritos gregos do Novo Testamento na CBL, bem como vários outros, incluindo alguns textos apócrifos iniciais. O número total de imagens veio a mais de 5100.
CSNTM é grato ao CBL para ter o privilégio de digitalização desses tesouros inestimáveis. Sua equipe foi extremamente competente e uma alegria para trabalhar. Parabéns ao Dr. Fionnuala Croke, diretor da CBL, para uma equipe tão magnífica! Este tipo de colaboração é necessária tanto para a preservação dos manuscritos bíblicos e sua acessibilidade pelos estudiosos.
IMG_6411 copy

Nenhum comentário:

Postar um comentário