Observando bem a história da palavra, pode ver que todos aqueles que utilizaram do seu real significado prático, tinham em mente o beneficiamento de sua própria descendência, consequentemente de seus próprios propósitos. Assim, tornando-se fácil a governabilidade e as corrupções que acontecem no mundo de interesses e de dominação.

Quando é dito isso em conotações eclesiásticas, é possível indagar o que acontecesse de fato, pois se aquele que “pratica o nepotismo”, não tem benefício algum em relação a sua prática, ao invés disso, acaba tendo um maior desgaste, pois é justamente a sua família que está doando o sangue para que haja expansão do Reino de Deus, surgem mais e mais inquietações em torno do assunto.
Certa vez foi dito: “aquele que critica, é porque já tem a solução para o problema”, e cada vez mais se percebe que é o que acontece na teoria. Entretanto, o que realmente está ocorrendo na prática cotidiana é que aqueles que criticam, na verdade não tem nenhuma solução, e assim se tornam miseráveis que impedem o avanço.

É uma prática comum do protestantismo corrente na política européia, que o nepotismo seria extremamente combatido, fazendo valer através de concurso e a prova de títulos os melhores candidatos. Dentro das igrejas evangélicas há uma carência por material humano e com isso mais e mais se requer certo investimento em pessoas que realmente tenham compromisso, o que muitos chamam de “Prata da Casa”, pois se a igreja não valoriza o que tem, logo perde para outros o que esta necessita.
O mais curioso de tudo isso, é que alguns pastores tem dado exemplos com suas famílias, pois trabalham com seus filhos em casa (nos cultos domésticos), cuidam para que cresçam nos caminhos do Senhor (ensinando a palavra), investem nos seus estudos (propiciando maior contato com a Bíblia) e quando os filhos são chamados por Deus para o ministério (indo se preparar nos seminários e nos cursos teológicos), em sua maioria vão embora para outras igrejas. Os pouquíssimos, e muito raros que ficam, muitas vezes, são criticados e acusados de estarem fazendo nepotismo dentro da igreja.

Voltando a origem do termo, nepotismo não é a beneficiação de uma família em relação a cargos e bens? Quando um pastor nomeia seu filho como pastor auxiliar, ou adjunto, ou vice-moderador ou ministro de música, sabendo todos que os mesmos foram preparados para isso e estão devidamente qualificados para tanto, quem se beneficia com tudo isso é a comunidade eclesiástica, pois a falta de pessoas engajadas e compromissadas tem feito com que isso ocorra com maior frequência.

Olhando pelo ponto de vista de Cristo, que através desse termo se tornou o maior NEPOTISTA do UNIVERSO, pois nomeou todos os seus irmãos a cargos importantes dentro da igreja, sim, eles são: Profetas, Evangelistas, Missionários, Professores, Pastores, Músicos, Diáconos e muitos outros cargos que existem na igreja. Pois afinal, somos parte da família de Deus, e todos irmãos. Daí o nepotismo tornou-se geral e em todas as igrejas, pois todos querem o benefício da família, do corpo de Cristo, do Reino de Deus e não o próprio benefício apenas.

Não se pode esquecer que todos vivem em comunidade, e que no Reino de Deus, é preciso do maior número de pessoas engajadas e compromissadas neste Reino. Não interessa se é filho do pastor, se é filho de Dr. Fulano ou Mestre Beltrano, interessa é que tenha compromisso e amor pelo Reino de Deus. Se for trabalhar com compromisso e seriedade com as coisas de Deus, buscando fazer a vontade de Deus e principalmente se é o melhor naquilo que faz.

O que não se pode conceber no meio dos evangélicos é dar lugar a brigas e discussões intermináveis que mais atrapalham e impedem o Reino de Deus crescer pela falta de comunhão entre os irmãos de Cristo. Que fique dentro de cada um apenas um só pensamento: “Se é para fazer a vontade de Deus, e beneficiar a todos. Amém!”. Se o corpo se dividir, não se perceberá os erros, não se dará conta que, quem está ganhando a batalha é o inimigo de nossas almas, pois quando o Corpo de Cristo se divide, o fracasso é imediato.

O Corpo de Cristo pode muito quando é unido, e pode muito mais quando se amam mutuamente e podem fazer o impossível quando permite que cada vida possa ser usada por Deus conforme a sua vontade. Que Deus abençoe!

Pr. Jess Carlos Monteiro Junior 
Pastor Auxiliar da PIB Jequié 
Extraído de ADBERJ