quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Fernandópolis inaugura três congregações


A igreja do ministério do Belém em Fernandópolis, cidade que está situada na região noroeste do estado, há 30 quilômetros de Votuporanga, presidida pelo pastor Elias Evangelista de Farias, 51,está encerrando 2009 em festa, com a inauguração de três novas igrejas no município. As inaugurações aconteceram nesta quarta,29, com a presença do presidente do Conselho de Doutrina das ADs no Brasil, pastor Paulo Roberto Freire da Costa, do prefeito da cidade Luiz Vilar, da vereadora Maysa Lemos, dos pastores Enéias Padilha de Siqueira (Votuporanga) e Raimundo Nonato (Bady Bassity), pastores supervisores do campo e obreiros convidados.

Nem mesmo a chuva que caia por volta das 19 hs, impediu que os irmãos estivessem presentes na inauguração da congregação que está situada no bairro de Santa Bárbara. Um investimento segundo explicou o pastor Elias "de aproximadamente 80 mil reias e um projeto que foi desenvolvido em 2 anos". Ele notificaainda, que "de imediato a congregação sofreu algumas dificuldades administrativas, mas que tudo foi resolvido e a obra teve continuidade.

O dirigente designado para a direção deste trabalho é o presbítero Gleyson Nogueira. "É um bairro bastante popular e muito receptivo ao evangelho" comemora

pastor Elias.A congregação tem capacidade para comportar em média 200 pessoas.

O culto nesta igreja foi realizado em apenas uma hora e o pregador foi o pastor presidente da AD em Bady Bassit, pastor Raimundo Nonato que eloquentemente

disse "esta é a porta onde muitas pessoas terão um encontro com Cristo e suas vidas transformadas"

Encerrado este culto os fiéis partiram em desfile pela cidade até o bairro do Araguaia para a inauguração da segunda igreja. "Esta igreja foi a fusão de duas congregações que eram próximas e em salões alugados" pontua pastor Elias, explicando que esta é uma congregação um pouco maior. O presbítero Donizete Caetano é o dirigente desta obra.

O culto no Novo Aragauia, como será chamado administrativamente a congregação, teve duração de 45 minutos, com a mensagem pregada pelo pastor presidente da AD em Votuporanga pastor Enéias Padilha de Siqueira.

Na porta da última igreja a ser inaugurada, a congregação de Corinto, as ruas próximas não comportavam tantos carros e o número de irmãos era para mais de 400 irmãos. O prefeito Municipal da Cidade e os pastores Paulo Freire e Elias Evangelista descerraram a fita ianugural deste bonito templo com capacidade para mais de 300 pessoas. Com a presença do Coral e da Orquestra da sede, este evento foi ainda mais concorrido e o templo ficou pequeno para o grenade números de pessoas.

O pastor Paulo Freire passou a palavra ao prefeito municipal Doutor Vilar que manifestou a alegria em participar daquela inauguração e observou que "foi um recorde a inauguração destas igrejas". Elas levaram em média 8 meses de construção. O prefeito não hesitou em afirmar "Eu tenho observado, pastor Elias, com muita facilidade o crescimento da Assembléia de Deus, depois da sua vinda para nossa cidade" e agradeceu pelo "apoio que tem dado ao poder executivo, ao legislativo, enfim a todas as boas causas da nossa cidade. O povo evangélico e principalmente, os da Assembléia de Deus, está presente" e encerrou dizendo "Vamos caminhar juntos pelo bem da nossa cidade".

Na sua mensagem o pastor Paulo Freire, lembrou do esforço dos irmãos da comunidade que lutaram junto com o pastor Elias para a construção dos templos. Notificou que "aqueles edifícios inaugurados, só trariam benefícios para a cidade, e não deixou de citar que muitas obras construídas no município, muitas vezes, não trazem benefício espiritual ao homem, trazendo apenas prejuízos e lançando o homem ainda mais no pecado" mostrando que naquela casa muitos poderiam ter um encontro com Cristo e ter suas vidas transformadas.

Ele manifestou sua alegria em poder participar destas inaugurações.

A igreja em Fernanópolis conta com 16 pastores no campo, mais de 20 presbíteros, administrativamente conta com 6 setores e 28 congregações na cidade e nos municípios vizinhos.

Pastor Elias resumiu os eventos realizados com as seguintes palavras: "A alegria é minha, o mérito é da igreja e a Glória é de Deus".


terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cristianismo avança na China

Domingo, 27 de Dezembro de 2009

Dados extraoficiais mostram que número de praticantes já ultrapassa o de filiados ao Partido Comunista

Cláudia Trevisan

Todas as quintas-feiras, às 9 horas, a chinesa Cao Guan Lan recebe em seu apartamento em Pequim cerca de 60 pessoas munidas de Bíblias. Nas duas horas seguintes, elas escutam a pregação de um pastor ou outro fiel, cantam juntas e rezam orações pontuadas com fervorosas exclamações de "amém!". O grupo integra uma das milhares de "igrejas familiares" que surgiram na China nas últimas duas décadas e transformaram o protestantismo na religião de mais rápido crescimento no país governado pelo ateu Partido Comunista.

Só no bairro no noroeste de Pequim, onde Cao vive, há cerca de 50 igrejas familiares que contam com a chancela do governo para funcionar. Há um incontável número de "não-oficiais", cujos fiéis estão sujeitos à perseguição do Estado, que se intensificou nos últimos meses.

O caráter clandestino de muitos grupos torna difícil estimar o número de cristãos na China, mas entidades independentes apontam para uma cifra bem superior aos 10 milhões de protestantes e 4 milhões de católicos reconhecidos pelo governo. Segundo números oficiais, apenas 100 milhões do 1,3 bilhão de chineses professam alguma fé.

Pesquisa realizada em 2007 pela East China Normal University indicou que 31,4% da população têm religião - o que representa 400 milhões de pessoas. O protestantismo é seguido por 40 milhões e o catolicismo, 14 milhões, afirma o levantamento - o que dá um total de 54 milhões de cristãos. A entidade World Christian Database sustenta que o número é de 111 milhões, o que colocaria a nação comunista entre os países de maiores populações cristãs do mundo. O Brasil ocupa o segundo lugar, após os Estados Unidos, com 140 milhões. Se a cifra for precisa, significa que há mais cristãos na China do que membros do Partido Comunista, que tem 76 milhões de filiados.

O protestantismo é a vertente do cristianismo que mais floresce na China por causa de seu caráter não-hierárquico e popular - qualquer um pode pregar o Evangelho e vários chineses abraçaram essa possibilidade com fervor. A grande maioria dos protestantes não é vinculada a nenhuma das denominações tradicionais, como Batista ou Presbiteriana, e se integra a pequenos grupos que surgem de modo independente.

Na reunião na casa de Cao presenciada pela reportagem do Estado, Ding You Zhen, de 69 anos, falou durante uma hora sobre o amor de Deus e o envio de seu único filho à Terra para salvar os homens. Na pregação em mandarim, as poucas palavras reconhecíveis para um estrangeiro eram Iesu (pronúncia local de Jesus), Maria e amém. Ding é filha de cristãos, mas se distanciou da fé após chegada dos comunistas ao poder, em 1949, e mais ainda durante a Revolução Cultural (1966-1976). "Era um período vago. Eu sabia que havia um Deus, mas não ia mais à igreja", disse. Como muitos chineses, ela se batizou no período em que trabalhou nos EUA, em 1987, quando foi levada a um culto por seu ex-patrão. De volta à China, continuou a seguir o protestantismo e, dede 2001, vai a igrejas familiares.

Outro símbolo do rápido crescimento do protestantismo na China é a Igreja cristã de Haidian, o bairro universitário de Pequim. Todos os domingos, de 6 mil a 7 mil pessoas comparecem aos seis cultos realizados no local. Há oito anos, o número de fiéis não passava de 800 e havia apenas dois serviços, lembra o pastor Wu Weiqing, responsável pela congregação.

INTELECTUAIS

Segundo ele, 70% dos que participam dos cultos têm menos de 35 anos e muitos são intelectuais e estudantes. Também há chineses que se converteram enquanto estudavam no exterior e mantiveram o hábito de ir à igreja ao voltar para casa.

O pastor Wu observa que um dos fatores que torna o cristianismo atraente para os chineses é o fato de estar associado a países tecnológica e economicamente desenvolvidos, como EUA e Alemanha. A afirmação ecoa o título do clássico do sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, que associava os princípios dessa vertente do cristianismo ao desenvolvimento da economia de mercado, abraçada pela China há 30 anos.

Ex-integrante do Partido Comunista, o economista Zhao Xiao escreveu em 2002 um artigo defendendo a adoção do cristianismo pela China para o bom desenvolvimento da economia de mercado. Segundo ele, a grande diferença entre EUA e China não é a distância tecnológica ou a disparidade de renda, mas a existência de igrejas no país americano e a inexistência delas em sua terra natal.

Zhao sustentava que o crescimento econômico precisava de um fundamento moral que estimulasse o respeito a regras comuns e coibisse o comportamento predatório na busca do lucro.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091227/not_imp487377,0.php

sábado, 26 de dezembro de 2009

Últimos preparativos para a Caravana Missionária para o Vale do Jequitinhonha

Congregações em Campinhas colaborarão com cinco cestas para a missão no Vale do Jequitinhonha

A Secretaria de Missão CEIFA, o braço missionário da AD Campinas, dirigida pelo presbítero Enoch Tiburtino, está finalizando os preparativos para a viagem missionária ao Vale do Jequitinhonha.

A viagem acontece anualmente e desta vez, um grupo de 40 irmãos de Campinas (pastores, secretários de missões, dirigentes de círculo de oração e cooperadores), ficará uma semana (período de 22 à 29 de Janeiro de 2010), realizando o trabalho de evangelismo, ação social e conforto espiritual aos residentes na região (cidades de Itinga, Jacinto, Comercinho e Comunidade do Jacaré).

A Secretaria de Missões CEIFA já tem pronto para levar ao vale, mais de 10 toneladas de roupas, colchões e calçados. Na reta final, está sendo recolhido cinco cestas básicas por congregação, em Campinas.

O diretor da Missão Ceifa, presbítero Enoch, lembra que o custo de cada cesta gira em torno de R$ 40 reais. Assim, ele pede aos interessados em colaborar, que procurem a Secretaria de Missões e façam suas doações.

O diretor afirma ainda, que a oferta em dinheiro é mais prática "pois permite comprar todas as cestas iguais, facilitando a composição e distribuição. Explica ainda que, caso a doação seja em produtos, haverá a necessidade de uma padronização, para "evitar que um pense que está ganhando mais ou menos que o outro", finaliza.

As doações em produtos poderão ser feitas, preferencialmente, até o dia 5, visto que a caravana sai de Campinas no dia 22/01/2010, sendo necessário arrumar toda a carga antes.

Quem quiser contribuir financeiramente, poderá realizar o depósito no Banco Itaú, agência 1536, conta corrente 220-97-1 (Campinas/SP), ou obter mais informações diretamente no site www.missaoceifa.org.br , ou pelo Fone (019) 3303-3534 ou (019) 3303-3503.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

De Férias, família, Natal e 2010

Olá pessoal! Graças a Deus, depois de longos anos trabalhando sem férias. Este ano dei uma parada com a família para descansar, inclusive do computador, onde trabalho mais de 10 horas por dia.

Estou recarregando as baterias e curtindo a família. Muito bom. Um abraço a todos.

É Natal, que o verdadeiro sentido desta data seja vivido por todos. O nascimento de Cristo. Deixe Jesus nascer na sua vida e seja feliz

Em 2010, muitos desafios e promessas de uma grande vitória.
..
Digite aqui o resto do post

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Curso para Formação de Professores de Crianças forma 111 alunos



O Departamento Infantil realiza este curso há 9 anos e já formou milhares de alunos em Campinas e região, tornando-se referência na formação de líderes na área infantil.


A AD Campinas através do Departamento Infantil, certificou 111 formandos do ano letivo de 2009. Destes, 88 são do curso básico e 23 são do nível avançado, sendo 110 mulheres e apenas um homem. Em sua maioria, são professores de crianças que já atuam em suas igrejas e comunidades. A formatura aconteceu na noite chuvosa desta quinta-feira dia 17, no templo sede.

O Departamento Infantil realiza este curso há 9 anos e já formou milhares de alunos em Campinas e região, tornando-se referência na formação de líderes na área infantil. O objetivo do curso é a preparação de professores para atuar nos departamentos infantis das comunidades, escolas dominicais, cultos infantis, escolas bíblica de férias e, principalmente, na educação cristã de crianças e adolescentes.


O Departamento Infantil realiza este curso há 9 anos e já formou milhares de alunos em Campinas e região, tornando-se referência na formação de líderes na área infantil.


A AD Campinas através do Departamento Infantil, certificou 111 formandos do ano letivo de 2009. Destes, 88 são do curso básico e 23 são do nível avançado, sendo 110 mulheres e apenas um homem. Em sua maioria, são professores de crianças que já atuam em suas igrejas e comunidades. A formatura aconteceu na noite chuvosa desta quinta-feira dia 17, no templo sede.

O Departamento Infantil realiza este curso há 9 anos e já formou milhares de alunos em Campinas e região, tornando-se referência na formação de líderes na área infantil. O objetivo do curso é a preparação de professores para atuar nos departamentos infantis das comunidades, escolas dominicais, cultos infantis, escolas bíblica de férias e, principalmente, na educação cristã de crianças e adolescentes.

Os formandos, todos vestidos a rigor, compareceram acompanhado de seus familiares, participarando de um evento marcado pelo brilho e a emoção, desde o discurso da oradora Milca da Silva Barros, passando pela palavra do Paraninfo da Turma professor Enoch Tiburtino, culminando com a palavra da diretora do departamento Infantil, Adriana Torres de Queiroz Ferreira, que enfatizou que “este aprendizado abre portas para podermos comunicar a palavra de Deus”

O presidente da AD Campinas, pastor Paulo Roberto Freire da Costa, emocionado lembrou do trabalho com crianças desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire, e pontuou que “alguns formandos trabalham nesta causa tão nobre que é a educação de menores”

O pastor Paulo Freire entregou o primeiro certificado, e diversos supervisores, dirigentes de congregações e pastores de outras igrejas onde os alunos congregam, repetiram o ato.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pastor é atacado durante reunião de oração

Extremistas hindus
ÍNDIA (22º) - O pastor Nidanapu, da igreja Sião, foi atacado por ativistas hindus no vilarejo de Kistapuram, Marikkal Mandal, distrito de Mahabubnagar, Andhra Pradesh, no dia 9 de dezembro.

O pastor estava voltando para casa após realizar uma reunião de oração na casa de um cristão juntamente com alguns membros da igreja. Por volta das 20h, um grupo de ativistas hindus atacou o pastor e os cristãos presentes na reunião. Eles o agrediram muito, provocando ferimentos internos, mas logo o pastor foi levado para o hospital mais próximo. Os agressores tumultuavam, gritando frases contra a fé cristã e acusando os cristãos de realizar conversões forçadas.

Os cristãos locais contataram a All India Christian Council para conseguir ajuda.


Tradução: Missão Portas Abertas

Fonte: All India Christian Council

Pai e filha são inocentados em acusação de profanar o Alcorão

Saiba mais sobre a Igreja Perseguida no Paquistão
PAQUISTÃO (13º) - Como resposta das orações de cristãos em todo o mundo, um pai paquistanês e sua filha foram inocentados e soltos depois de serem acusados de profanar o Corão, o livro sagrado muçulmano.

Gulsher Masih era prisioneiro na cadeia do distrito Faisalabad, e sua filha Ashiyana, de 20 anos, estava na prisão do distrito de Jhang.

Ambos foram vítimas de uma seção do Código Penal do Paquistão que diz: “Todo aquele que, propositalmente, tirar as folhas, danificar ou profanar um exemplar do Alcorão ou de qualquer trecho do livro ou usá-lo de modo depreciativo ou propósito ilegal, deve ser punido com prisão perpétua”. Essa seção foi incluída em 1982, durante o reinado do ditador general Muhammad ul Haq.

O pai e a menina são moradores de Gunah Gojra, um vilarejo na cidade de Chak Jhumra, no distrito de Faisalabad, Punjab, que tem 12.000 muçulmanos e 13 famílias cristãs.

A queixa foi feita no ano passado, por Muhammad Farooq Alam, que alegou que Gulsher Masih e sua filha haviam rasgado as páginas do Alcorão, o que os dois cristãos negaram veementemente. Durante a audiência, uma testemunha da acusação admitiu ter um problema pessoal com Gulsher e sua filha.

Khalil Tahir Sindhu, advogado e secretário para as questões das minorias no Paquistão disse para a ANS que a última audiência foi encerrada no dia 10 de dezembro de 2009, e a decisão foi anunciada ontem, 14 de dezembro.


Tradução: Missão Portas Abertas

Pastor Anselmo Silvestre renuncia a presidência da igreja mineira

Por Juarez Lima 11:10

Pastor Anselmo é conhecido em todo o Brasil, pois durante anos ajudou a dirigir os destinos da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.


Aos 93 anos de idade mas com vigor incansável, o pastor Anselmo Silveste renunciou , neste domingo dia 13, a presidência da Assembléia de Deus em Belo Horizonte.

A renúncia aconteceu na reunião de obreiros ocorrida no templo central na rua São Paulo.

Pastor Anselmo deixa a direção das Assembléias de Deus em Belo Horizonte, com aproximadamente 2500 templos próprios em todo o estado de Minas Gerais.

Pastor Anselmo é conhecido em todo o Brasil, pois durante anos ajudou a dirigir os destinos da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Suas aparições em plenária eram muito importantes e sua palavra sempre pontuava bem os assuntos discutidos. Sempre que tinha oportunidade cantava com um sotaque bem caipira o corinho: “tem que começar pelo artar (altar)”.

Atualmente a igreja em Belo Horizonte está sendo dirigida pelo seu neto, pastor Moisés Silvestre.

A escolha para o presidente da Convenção Mineira acontecerá no dia 21 de dezembro, quando os ministros mineiros escolherão o novo presidente.



segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Justiça absolve igreja e pastor da acusação de crime ambiental na Ilha de Santa Catarina

Justiça | 14/12/2009 | 19h13min

MPF alegou que templo foi construído quando estação ecológica ainda não havia sido criadaA Justiça Federal absolveu a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e o pastor Juvenil dos Santos Pereira da acusação de crime ambiental, devido à construção de um templo em área que estaria dentro da Estação Ecológica de Carijós, noroeste da Ilha de Santa Catarina.

O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou pela absolvição por entender que o fato não pode ser considerado crime, pois não foi demonstrada a intenção de cometê-lo.


A posição do MPF foi acolhida pela juíza Marjôrie Cristina Freiberger Ribeiro da Silva, da Vara Federal Ambiental de Florianópolis, em sentença proferida na última sexta-feira. A manifestação assinala que a estação ecológica ainda não havia sido criada quando o templo foi construído.

Além disso, a comunidade local pagou IPTU e teve acesso a financiamentos da Caixa Econômica Federal. Para o MPF, o pastor "não promoveu dolosamente a construção da igreja sem que as autoridades, que cobram, inclusive, tributos sobre os bens existentes, tivessem o pleno conhecimento da obra".

DIARIO.COM.BR

Rádio é fechada em São Paulo por funcionar sem autorização da Anatel

Redação Portal IMPRENSA
Publicado em: 14/12/2009 15:35

A 1ª Vara Criminal de São Paulo condenou os administradores da rádio Nova Filadélfia FM, mantida na Região Sul de São Paulo pela igreja Assembleia de Deus, por manterem a emissora sem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Como a frequência da rádio invadia a faixa de outras emissoras, o pastor Ananias Gomes e o secretário Robson Silveiro dos Santos foram condenados à prisão em regime semi-aberto, com pena transformada em prestação de serviços à comunidade. Além disso, os bens da rádio foram confiscados.

Segundo o site Consultor Jurídico, a Rádio Bandeirantes encaminhou as acusações à POlícia. Os pedidos de dinheiro à igreja, durante a programação, seriam frequentes. Os policiais se passaram por pastores de outra igreja e marcaram uma visita à sede da emissora. Lá, confirmaram seu funcionamento.

A defesa da emissora negou as acusações. De acordo com o pastor Gomes, ele adquiriu a rádio por R$ 8 mil, e ela ainda não estava em operação, pois aguardava documentação para entrar no ar. A intenção do pastor seria apenas divulgar a palavra de Deus. No entanto, o juiz Helio Narvaez afirmou que ficou clara a intenção dos réus em colocar a rádio em funcionamento.



domingo, 13 de dezembro de 2009

2º Domingo de Dezembro, o Dia da Bíblia


Conhecendo a Bíblia Sagrada

Todo cristão tem sua vida guiada pela Bíblia Sagrada, a verdadeira Palavra de Deus e como meninos na fé “desejai como recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação” I Pe 2:2

A Bíblia é a revelação de Deus escrita, acerca de sua vontade para com a humanidade. Seu tema central é a salvação mediante o sacrifício vicário de Cristo por todos os pecadores. Seus 66 livros, estão divididos em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros e o Novo testamento com 27.

O Antigo Testamento na sua maior parte em hebraico (alguns trechos em aramaico) e o Novo Testamento no grego. Foram escritos num espaço de 1600 anos por 40 autores. Seu maior livro é Salmos; o menor é 3º. João.


Ela contém 1.189 capítulos, sendo 929 no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento. O maior capítulo é o Salmo 119; o menor é o Salmo 117.
Para ler a Bíblia em um ano todo basta ler cinco capítulos aos domingos e três nos demais dias da semana. Sua divisão em capítulos se deu em 1250 d.c. por Hugo de Saint Cher, abade dominicano, estudioso das escrituras.

A divisão em versículos está distribuída da seguinte forma: São 31.173, sendo 23.214 no Antigo Testamento e 7959 no Novo Testamento. A primeira Bíblia dividida em capítulos foi lançada em 1555, em Paris.

Como é linda a Bíblia, se um diretor tivesse dado os temas para seus escritores e dessem á eles tempos, épocas, lugares e situações bem diferentes, como é o caso da Bíblia, que conclusão chegariam.

Será que conseguiríamos um livro tão homogêneo como é a Bíblia a Palavra de Deus? Dificilmente. A Bíblia é toda sincronizada, sua estrutura de livros não está em ordem cronológica, tendo isso em mente quando você for estudar evitará muito mal entendido especialmente na esfera histórica, da profecia bíblica e do desenvolvimento da doutrina, se pesquisada com amor sua compreensão será mais ágil, porque o Espírito Santo se encarrega de revelar seus segredos milenares.

O Senhor Jesus em seus discursos sempre citou a palavra de Deus, diversas vezes ele se refere a versículos do Velho Testamento, numa alusão clara de que ele conhecia bem a sua Palavra. E para nós ele aconselha em Jo 5:39 “Examinai as escrituras....”



Como verdadeiro cristão que somos precisamos alimentar a nossa alma diariamente da Palavra de Deus, só assim seremos fortalecidos e teremos graça e conhecimento nesta nova caminhada.

O apóstolo Pedro aconselhou a criarmos desejo ardente pela palavra de Deus, “como recém-nascidos, o puro leite espiritual”.

A Bíblia Sagrada é esse alimento. Adquira o hábito de alimentar sua vida espiritual da mesma forma que alimenta sua vida física. Gaste algum tempo toda manhã com a Bíblia antes de sair para enfrentar o mundo.

O dia inteiro será cheio de lutas e dificuldades naturais, por isso comece o seu dia em comunhão com Deus e receba forças para vencer as trevas“e o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir” Dt 17:19

Fazendo assim, estará sempre se alimentando na mesa do Senhor. O crente que não lê a sua Bíblia, só recebe este alimento quando alguém o coloca em sua boca... Considere perdido o dia em que não leres a Bíblia.

A boa saúde aguça o apetite. Sempre que sentir desejo de alimentar-se espiritualmente leia a Bíblia.

Não faça como alguns que só ouvem a leitura efetuada na igreja e depois a Bíblia volta a ser como um dos livros mais belos de sua estante, que ninguém pode por a mão, ou muitas vezes permanece aberta nos Salmos 91 ou 23, como se fosse uma amuleto, mas sem contato humano.

Se você, infelizmente se enquadra nesta classe de pessoas que apenas admiram a Bíblia. Cuidado! Isto é um mau sinal cuida disso.

Não me lembro quem escreveu esta verdade, mas ela é atual:"Este livro te afastará do pecado ou o pecado te afastará deste livro"


A origem o Dia da Bíblia



O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.


Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizando.

Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga.

Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País.

***
Fonte: Site da SBB. Postado por Jonara Gonçalves, no Púlpito Cristão

sábado, 12 de dezembro de 2009

Cidade prepara programação do Dia da Bíblia

ITATIAIA
Em conformidade com as Leis Federal e Municipal que instituem o segundo domingo do mês de dezembro como o Dia da Bíblia, comemorado pelos evangélicos, o Conselho de Ministros e Pastores de Itatiaia (Compai) realiza domingo e na próxima terça-feira uma programação especial para marcar a data.
De acordo com o presidente do Compai, pastor Anderson Camino Rodrigues, domingo, às 9 horas, na Praça Santos Dumont (ao lado do Colégio Reinaldo Maia Souto), no Centro, será realizado um culto com a participação de diversas igrejas para marcar e lembrar a importância da Bíblia.

A Câmara de Vereadores pela primeira vez terá uma sessão especial para comemorar o Dia da Bíblia, que acontecerá na próxima terça-feira, às 18h30min, quando serão entregues exemplares ao prefeito Luis Carlos Ypê (PP); à vice-prefeita, Gilda Molica (PT); ao presidente da câmara, vereador Antônio Delfino (PSDB) e demais vereadores; ao juiz Marvin Ramos Rodrigues Moreira; promotor público; defensor público; delegado da 99ª Delegacia Legal; e Comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar.
A programação da sessão especial em homenagem ao Dia da Bíblia contará ainda com apresentação de Coral e mensagem do pastor Anderson Camino e do padre João Franciok.
DIA DA BÍBLIA
O Dia da Bíblia surgiu em 1549, quando o bispo Cranner, que vivia na Grã-Bretanha, incluiu no livro de orações do rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do advento. O advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro se tornou o Dia da Bíblia. Hoje, o dia é comemorado em mais de 60 países. No Brasil, foi instituído através da Lei Federal 10.335, de 19 de dezembro de 2001.
“Cremos que será muito importante para a nossa cidade reconhecer a importância da Bíblia”, diz o pastor Anderson Camino.

Com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa, o Conselho dos Pastores do município realiza várias atividades para marcar a data. Amanhã, às 9 horas, na Igreja Metodista Central (em frente ao Parque Centenário), acontece a palestra A Bíblia e a inclusão social. Domingo, no Parque da Cidade, às 9 horas, várias igrejas evangélicas do município participarão do evento que contará com a apresentação de um grande coral, formado por representantes de diferentes igrejas, da Orquestra Sinfônica Paulo Leivas Macalão, da Assembléia de Deus de Madureira, além de uma equipe de louvor. O pregador convidado será o pastor Nilson Gomes, de São Paulo, e um dos pontos altos da comemoração será a apresentação do cantor Alex Gonzaga, do grupo Novo Som. A entrada é gratuita.

http://www.avozdacidade.com/portal/Cidades/htm000022587.asp

A maior igreja evangélica penstecostal de Sergipe está em festa

Presidente da Assembléia de Deus completa 20 anos de pastorado

No período de 15 a 18 de Dezembro será realizada a 77ª Convenção Estadual das Assembleias de Deus em Sergipe. A abertura será dia 15 às 19h, no templo sede, localizada na Rua Bahia, 836, bairro Siqueira Campos. Na ocasião será comemorado 20º ano de pastorado do Rev. Virgínio de Carvalho Neto à frente da Convenção de Pastores do Estado. Porém, as comemorações não param por aí. Virgínio receberá o Diploma em Doutorado com reconhecimento da Universidade dos Estados Unidos, assim, concluído o doutorado em Aconselhamento Familiar.
O evento contará com as presenças dos pastores dos EUA e das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. As canções ficaram por conta de alguns cantores de renome no cenário gospel, a exemplo do cantor Oséias de Paula.


Virgínio de Carvalho Neto

Em 1973 foi consagrado Pastor com registro nº 02905 na CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil), tendo apenas 20 anos de idade, sendo o mais jovem Pastor a ser consagrado a tal título episcopal no Estado até hoje.
Virgínio foi missionário no exterior onde percorreu a África, França e Portugal. De volta ao Brasil, exatamente no dia 10 de dezembro de 1989 foi convocado todo o ministério da Igreja Assembleia de Deus no Estado para uma sessão extraordinária, onde foi oficialmente formalizado o convite e votado o pleito, sendo o nome do Rev. Virgínio José de Carvalho Neto aprovado por unanimidade para presidir a Convenção.
Formação:
Ø FORMAÇÃO EM LÍNGUA SUECA (Kursintyg) Folkusversitetet (Universidade Pública). Kursverksamheten vid Stockolms Universitet.
Ø BACHARELADO EM TEOLOGIA. FAETEL (Faculdade de Educação Teológica Logos) São Paulo - SP.
Ø ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR. FUNESO (Fundação de Ensino Superior de Olinda), Olinda - PE.
Ø ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL. Faculdade Pio X. Aracaju - SE.
Ø ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA. Faculdade Pio X. Aracaju - SE.
Ø BACHARELADO EM FILOSOFIA - IESE - (Instituto de Ensino Superior Evangélico) - Brasília – DF.
Ø BACHARELADO EM MISSIOLOGIA (Bachelor of Missiology) . United Kingdom The Internetional Theological Seminary of London ( ENGLAND).-LONDRES - Inglaterra
Ø CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO EM RADIALISMO Faculdades Integradas de Teologia e Filosofia.
Ø MESTRADO EM TEOLOGIA (Master in Biblical Estudies. The Living Light Bible Institute and Theological. Santa Ana. Califórnia - USA.
Ø MESTRADO EM CIÊNCIA DA RELIGIÃO. Faculdade de Educação Teológica Logos - FAETEL. São Paulo - SP.
Ø DOUTORADO EM TEOLOGIA Faculdade de Teologia Filadélfia Internacional. Recife - PE.
Ø PSICANALISTA CLÍNICO

Campanha fará parte das comemorações do Dia da Bíblia

reforça a importância de se reservar um tempo diário de comunhão com a Palavra de Deus, por meio da audição da mensagem bíblica.

"O Dia da Bíblia é uma excelente ocasião para destacar a importância de se ouvir, ler e praticar os ensinamentos sagrados", observa Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, enfatizando que o objetivo da SBB é, com o apoio das igrejas cristãs, fazer com que a Bíblia Sagrada tenha relevância na vida dos brasileiros.

Pelo segundo ano consecutivo a megacampanha da SBB, É tempo de ouvir a Palavra de Deus, será tema das comemorações do Dia da Bíblia. Lançada em maio, a iniciativa

Celebrada no segundo domingo de dezembro e durante toda a semana que a precede, a data é uma ocasião especial para que a campanha ganhe ainda mais adeptos, em todo o país. De acordo com o balanço inicial, nos quatro primeiros meses foram formados mais de 1,3 mil grupos de audição do Novo Testamento. Para atender a essa demanda, foram distribuídos mais de 3,8 mil exemplares do Novo Testamento em MP3, nas traduções Almeida Revista e Atualizada (RA) e Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH).

Com a meta ambiciosa de fazer com que 10 milhões de pessoas ouçam o Novo Testamento, a campanha depende da adesão de todos aqueles que acreditam no poder transformador do Livro Sagrado. "Ao ouvir a Palavra de Deus, as pessoas são despertadas para a leitura e entendem melhor o que está escrito na Bíblia. Depois de ouvir o texto bíblico, cada grupo discute sua mensagem. E muitos se sentem incentivados a continuar ouvindo no ambiente familiar e de trabalho", relata Seibert.

Durante a Semana da Bíblia, a expectativa é que as igrejas estimulem a formação de grupos de audição e informem que é possível iniciar um grupo em diferentes localidades: em casa, nos hospitais, em presídios e nas escolas, entre outros locais. As igrejas que desejarem participar da campanha ou incluir alguma ação na programação do Dia da Bíblia podem fazer contato pelo e-mail webmaster@sbb.org.br ou pelo próprio site www.tempodeouvir.org.br.


http://www.sbb.org.br/tempodeouvir/noticias.asp?id=8

Assembleia de Deus comemora Dia da Bíblia com ação social na Praça dos Martírios

Com uma vasta programação, a Assembleia de Deus em Maceió, liderada pelo pastor-presidente José Antonio dos Santos, estará comemorando o Dia da Bíblia no próximo domingo, dia 13 de dezembro. O megaevento está agendado para acontecer na Praça Floriano Peixoto (Praça dos Martírios), no Centro da cidade.

Como nos anos anteriores, as atividades começam pela manhã (7h) e terminam às 17h, com o encerramento de uma grande concentração, que terá a participação do cantor paulista Luiz de Carvalho, o primeiro cantor gospel a gravar um disco no Brasil.

Parte do calendário de Maceió, o evento da Assembleia de Deus traz distribuição de folhetos evangelísticos, pregação da Palavra, louvor, apresentação de peças teatrais, estudos bíblicos e palestras, exposição de bíblias antigas e raras.

Segundo o pastor José Laelson, secretário geral da igreja em Alagoas e coordenador do evento, centenass de pessoas estão envolvidas na comemoração. “São profissionais membros de nossa igreja que irão arregaçar as mangas e realizar também um trabalho social na praça”, disse o pastor, anunciando que haverá assistência médica, odontológica, jurídica, corte de cabelo, e muito mais. “O Dia da Bíblia proporciona também que façamos um grande mutirão social”, disse Laelson.

por Divulgação http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=maceio&cod=7593


Quarteto Adoração, de Uberaba, canta em Campinas


12/12/2009 Por Juarez Lima
Fotos Daniel Alves


Quarteto cantou louvores tradicionais e público interagiu cantando junto com eles



O Quarteto Adoração (Uberaba) cantou no templo sede da AD Campinas nesta sexta, 12.

Eles louvaram a Deus com hinos tradicionais e a igreja cantou juntamente com o quarteto que tem a seguinte formação: Israel Soares (1º Tenor); José Carlos Garcia (2º Tenor); Isaias Vieira (barítono) e Eduardo Teles Meneses (baixo).

O quarteto surgiu em 92 como um ministério de promoção e cooperação nas cruzadas de rua.

Após o primeiro CD, gravado em 96, sob o título Tocou-me, começaram a viajar pelo país e rapidamente ganharam o mundo louvando e adorando a Deus.

O quarteto gravou outros seis CDs: Esconda-me atrás da Cruz; Deus Proverá; Prostrado aos seus pés; Coletânea; Os mais belos hinos; Consumado e Quarteto Adoração 15 anos – Um novo tempo.
Neste ano lançaram a série DvDs “Congressos”, gravações com pregadores de grande renome no cenário evangélico. Apoiando a obra da evangelização, gravam também, com apoio do Projeto com Cristo no Cerrado, o DVD “Quarteto Adoração ao vivo”.

Quem estiver interessado em ter o Quarteto Adoração em sua igreja, congresso, cruzadas ou outros eventos entrar em contato pelo Email:contato@quartetoadoração.com, e ainda pelos fones: (34) 3076-5505 OU 8839-3741 e falar com o pastor José Carlos

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A escolha de Deus

Pois agora escolhi e consagrei esta casa, para que nela esteja o meu nome para sempre; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração perpetuamente. II Cro 7:16

Este versículo nos dá uma idéia do quanto Deus ama a sua congregação. Ao consagrar o novo templo, Deus aparece a Salomão e fala abertamente com ele, instruindo-lhe de como seria sua atuação na “igreja” a partir de sua consagração a Ele.

Deus promete colocar o seu nome


Ao consagrar este espaço Deus promete colocar o seu nome. Que Maravilha! O nome de Deus está no meio da congregação. Ele não designou nenhum outro nome, mas o seu próprio nome. O Senhor Jeová, tem o seu nome na sua igreja, significa que ele é o seu legítimo dono.

Eu sou o templo do Senhor, nós somos o templo do Espírito Santo, significa então que o nome de Deus está em nossas vidas. Temos o nome do Deus todo poderoso cravado sobre nós. Quando passamos por um prédio opulento logo perguntamos, qual o nome deste prédio? Aleluia! Nós somos casa de Deus e seu nome está em nossas vidas.
Grande responsabilidade, pois, ao ostentarmos um nome tão poderoso, precisamos honrá-lo. Não podemos sujá-lo com nossas imperfeições.

O nome de Deus está sobre a sua vida, caso o Espírito santo realmente habite em você.

Se isso ainda não acontece abra o teu coração e deixe Jesus entrar, Ele quer mudar sua vida.

Um abraço e amanhã eu volto escrevendo sobre a segunda parte deste versículo que é o fato de Deus estar com seus olhos fixos em você.

Um abraço e pense nisto: O nome de Deus estará perpetuamente na sua casa.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Proclamar ensinamentos bíblicos pode virar crime

Liberdade de expressão


Por Paulo Afonso Sabariego Batista

Estamos vivendo um momento de grandes conquistas e mudanças, em todos os setores, em nosso país. A economia brasileira é hoje reconhecida mundialmente como uma das poucas que não se abalaram com a última crise mundial. Ao contrário, saiu fortalecida. Nosso governante maior é considerado um líder mundial, e nossa Carta Magna é considerada uma das mais completas do mundo.

De toda sorte, acompanhamos todos os avanços tecnológicos que o mundo moderno nos impõe. Até astronauta o Brasil já mandou ao espaço.

Ocorre que, por conta dessa corrida desenfreada para acompanhar as mudanças mundiais, nosso país está por cometer um dos grandes erros de sua rica história: criminalizar a Bíblia.

Não é desvaneio, nem blasfêmia. Encontra-se mesmo em trâmite, no Congresso Nacional, o Projeto de Lei 122/06, que simplesmente tipifica criminalmente qualquer tipo de manifestação contrária ao homossexualismo.

Como é de conhecimento de todos, a Bíblia condena a prática de homossexualismo, conforme podemos visualizar em Romanos¹ 1:26 e 27, que diz: "Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro."

Da singela e sucinta exposição feita até agora, podemos concluir que proclamar o Evangelho, ensinando e praticando os ensinamentos bíblicos que, para os cristãos, adeptos da maior religião de nosso país, é a Palavra de Deus, será crime penalizado com detenção de um a quatro anos.

Ou seja, muitas igrejas, tanto evangélicas quanto católicas, desde que professem os ensinamentos bíblicos, deverão fechar suas portas, caso contrário correrão o risco de verem seus pregadores e membros condenados a detenção por simplesmente crerem em Deus, o que, a partir da aprovação e entrada em vigor desta lei, será considerado crime.

O mundo moderno vive em um cenário hodierno de inversão de valores e de conceitos, no qual todos querem parecer modernos. Criou-se um estigma de que tudo o que se diz contra os homossexuais é preconceito, ultrapassado e errado.

O simples fato de discordar da prática homossexual não deve ser crime, pois estaríamos diante de uma verdadeira aberração jurídica, que simplesmente vilipendia as cláusulas pétreas da Constituição, como a liberdade de expressão.

Não concordar e poder expressar essa opinião é diferente de agressão a qualquer tipo de pessoa, quer por sua orientação ou predileções sexuais, quer por qualquer outra opção pessoal. Mas o que é inaceitável juridicamente falando é o fato de uma pessoa ou um grupo de pessoas serem punidos simplesmente pelo fato de não concordarem com práticas homoafetivas, isso em um país que lutou ferozmente contra a ditadura e a favor da liberdade de expressão, e se orgulha tanto dessa conquista.

¹- BÍBLIA, Língua Portuguesa.


este artigo está postado originamente http://www.conjur.com.br/2009-dez-08/criminalizar-opinioes-contrarias-homossexualismo-lei-cria-mordaca

Campinas sediará, em maio, o Primeiro Seminário de Reflexão Teológica

Por Juarez Lima

O evento será promovido pela CPAD e CGADB e faz parte do calendário oficial de eventos do Centenário das ADs no Brasil


No mês de maio de 2010, será realizado em Campinas o Primeiro Seminário de Reflexão Teológica, que tratará os destinos do Movimento Pentecostal brasileiro.

O pastor e presidente da AD Campinas Paulo Roberto Freire da Costa disse que anunciará a data e o local do evento nos próximos dias, quando também apresentará à igreja de Campinas a agenda para 2010.

O evento será promovido pela Casa Publicadora das Assembléias de Deus e Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB) e o tema do evento está baseado em Atos 2.42 “ E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

Com isso Campinas entra oficialmente no calendário de comemorações do Centenário das ADs no Brasil.

O objetivo deste seminário é analisar o pentecostalismo que está enraizado em nossas igrejas pelo país. Como precursores deste movimento no país e, chegando aos 100 anos de pentecostalismo no Brasil, será este um dos momentos para que a liderança estude também os modismos e inovações que estão surgindo através do neo-penteostalismo, os pós-pentecostalismo e no pseudo-pentecostismo.

Mais informações poderão ser obtidas no site www.centenárioadbrasil.org.br

Com o decorrer dos acontecimentos nós manteremos nossos leitores informados.


Assembléia de Deus em Santa Maria completa 80 anos

Oito décadas de fé na Igreja Universal A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Santa Maria completou 80 anos de fundação no dia 1º de dezembro. A programação especial começou na terça-feira e só terminou ontem à noite, com o culto de encerramento na Igreja Matriz .

Ontem, os fiéis presenciaram um momento único. Cerca de 130 líderes dos trabalhos desenvolvidos nos bairros da cidade se uniram especialmente para a ocasião, no Coral dos Obreiros. Eles cantaram músicas antigas, das décadas de 30 e 40, e tradicionais da igreja. Houve homenagens às famílias dos oito pastores que foram presidentes da Assembleia de Deus de Santa Maria.

Em 1929, o missionário sueco Gustav Nordlund realizava o primeiro culto no interior do Estado, em Arroio do Só, distrito de Santa Maria. Esse culto aconteceu em 1º de dezembro, dia em que é comemorado o aniversário da instituição.


Postado oiginalmente no Diário de Santa Maria com a seguinte Manchete Oito décadas de fé na Igreja Universal http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,2740415,13669

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Conselho de Doutrina e Comissão Apologética da CGADB examinam a Bíblia de Estudo Dake

07/12/2009 Por Juarez Lima

Foram encontradas diversas heresias nos comentários que chocam com as doutrinas bíblicas


Assim que tomou conhecimento dos erros doutrinários contidos na Bíblia de Estudo Dake, editada e distribuída pela CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus em parceria com a Editora Atos (SP), o presidente da Convenção Geral, pastor José Wellington Bezerra da Costa convocou os membros do Conselho de Doutrina e da Comissão Apologética para examinarem seus desvios doutrinários.

O presidente do Conselho de Doutrina pastor Paulo Roberto Freire da Costa e pastor Esequias Soares da Silva, da Comissão de Apologética e demais membros componentes destes órgãos se reuniram na sede da CGADB, no dia 18 de novembro, juntamente com representantes da Casa e deliberaram sobre o assunto.

Dentre os erros que os comentários apresentam o pastor Esequias Soares, mostrou um exemplo numa das assertivas de Dake: “Um Deus com corpo físico, tangível, com corpo, alma e espírito limitada que não pode ocupar dois lugares ao mesmo tempo, como qualquer ser humano”.

Pastor Esequias, explica que este e outros desvios doutrinários encontrados nestes comentários “são resultantes de interpretações literais de linguagens figuradas nas inúmeras passagens bíblicas das manifestações antropomórficas e momentâneas que Deus fez de si mesmo e das declarações também antropomórficas registradas na Palavra de Deus” O pastor Paulo Freire explicou que não há como suprimir idéias do autor pois “trata-se de um pensamento que norteia todo o texto e não se tratando de casos isolados”

Eles decidiram orientar a editora a suspender imediatamente a venda da Bíblia de Estudo Dake e também que seja feita a recolha das que ainda não foram vendidas.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Ações do MP focam igrejas evangélicas em expansão

Por Alessandro Cristo

A recente decisão que condenou o casal Estevam e Sônia Hernandes por evasão de divisas, dada na terça-feira (1º/12) pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, põe novamente em destaque o nível de atenção dedicada pelo Ministério Público e pela Justiça aos movimentos religiosos de massa chamados neopentecostais evangélicos. Em crescimento contínuo há mais de 40 anos e com previsão de abranger metade dos brasileiros até 2020, as igrejas não têm atraído apenas fiéis. Sob os holofotes, ao reunir milhões de adeptos nas ruas, eleger parlamentares e colocar no ar programas diários e até canais exclusivos de televisão, despertam também a atenção de quem duvida de que o seu sucesso venha mesmo do céu.

Os alvos preferidos têm sido as igrejas Renascer em Cristo e Universal do Reino de Deus. As principais denúncias, no entanto, enfrentam dificuldades na Justiça. O Ministério Público tenta encaixar a tese de que, como não precisam explicar a origem do que recebem, as igrejas mais engajadas em atividades extracultos podem estar lavando dinheiro. Assim, as empresas e fundações criadas para administrar canais de televisão, projetos assistenciais, bens imóveis e até contratar funcionários estariam esquentando dinheiro sujo.



O problema é justamente esse: até agora, nenhuma prova trazida a público levou a indícios de dinheiro ganho em crimes. As acusações menos voláteis se baseiam apenas no fato de entidades com imunidade tributária investirem em negócios empresariais — o que a lei não proíbe, desde que os tributos das empresas sejam pagos normalmente. Ou seja, a possibilidade de haver lavagem já é motivo para acusações. “Aí é elocubrar”, diz Luiz Flávio Borges D’Urso, advogado que defende os Hernandes e preside a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil.

Até o acidente ocorrido em janeiro com o prédio da sede da Igreja Renascer, liderada pelo casal, virou assunto para o MP. Uma investigação apura se o desabamento do teto do templo, na Zona Central de São Paulo, que matou nove pessoas, foi culpa da direção, mesmo tendo a recente reforma do telhado sido aprovada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo.

Nesta quinta-feira (3/12), a Justiça concedeu liminar ao MP que suspende a execução da reconstrução do prédio. O MP alega que o edifício vai trazer impacto no trânsito da região, no bairro do Cambuci, e que uma comissão especializada da Prefeitura é que deveria ter autorizado o alvará. Segundo a Assessoria de Imprensa da Igreja, o alvará foi expedido em agosto e passou duas vezes pela avaliação da Comissão de Edificações e Uso do Solo (Ceuso). A Igreja, no entanto, funciona neste local, na zona central da cidade, há mais de 20 anos.

Nem o jogador Kaká escapou. Membro mais ilustre — e responsável por um dos maiores dízimos — da igreja do apóstolo Estevam Hernandes, o craque de futebol recebeu na Itália, quando ainda jogava no Milan, uma intimação para prestar depoimentos sobre seu envolvimento na suposta lavagem. Não compareceu. A autoria da estranha intimação, no entanto, não foi assumida por ninguém.

A defesa dos Hernandes desconfiou do pedido e descobriu que o documento não havia sido homologado pela Justiça brasileira, como manda a lei, mas saiu direto do MP. Marcelo Mendroni, promotor paulista que tinha o nome assinado no pedido, negou o envio. Para complicar, o documento ainda exibia as armas da Justiça, como se tivesse saído da 1ª Vara Criminal de São Paulo. “Por parte do Juízo, em momento algum se determinou ou se expediu ofício à Justiça italiana para intimação da mencionada testemunha”, disse o juiz da 1ª Vara em despacho.

Para D’Urso, atribuir ao recebimento de dízimos a pecha de esquema de lavagem de dinheiro é criminalizar a atividade religiosa. “Todas as religiões sobrevivem das doações, que são destinadas à manutenção das entidades e a obras sociais comuns”, diz. A proibição de uma atividade lícita ou a criação de mecanismos que a restrinjam, para o advogado, é “uma hipocrisia”.

Condenação precipitada
Em relação à condenação dos Hernandes por evasão de divisas, o advogado afirma que o juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, se precipitou, o que pode garantir a absolvição no julgamento da apelação. Segundo D’Urso, a sentença do juiz se baseou em provas vindas da Procuradoria de Miami, nos Estados Unidos, onde o casal cumpriu pena por entrar com US$ 56 mil não declarados. “Mas os documentos vieram para instruir o processo que corre na 1ª Vara, e não poderiam ser emprestados à 6ª Vara, salvo com autorização expressa da Procuradoria de Miami”.

Segundo o advogado, a autorização é exigência prevista no Acordo de Assistência Judiciária em Matéria Penal firmado entre os governos brasileiro e norteamericano, validado no Brasil pelo Decreto 3.810/01. Ele afirma que um ofício do Ministério da Justiça confirma a autorização verbal — e não expressa — da Procuradoria norteamericana, o que anularia as provas usadas na condenação. Como a fase de instrução acabou e o juiz não pode mais se manifestar no processo, só restaria a absolvição. “Juiz não pode emendar sentença, acabou sua jurisdição”, diz D'Urso.

Também foram religiosos os argumentos que levaram o juiz a aumentar a pena dos fundadores da Renascer na condenação. "A motivação não teria relevância se não fossem os réus quem são. Líderes religiosos, os acusados veneram as coisas sagradas e os mandamentos divinos", diz a sentença. Segundo ele, por defenderem esses princípios, "não poderiam incorrer à prática delitiva para o continuísmo de enriquecimento sem causa aparente colocado em marcha junto ao emaranhado de dogmas da fé cristã".

O agravante, segundo a sentença, se deve à função sacerdotal dos acusados. "Existem circunstâncias agravantes, em especial a de violação de dever inerente a ministério, ou seja, atividade religiosa, nos termos do artigo 61, inciso II, alínea ‘g’ (terceira figura), do Código Penal, de forma que aumento a pena aproximadamente em 1/6 (um sexto)”.

No entanto, a interpretação do dispositivo foi deformada, segundo D’Urso. Diz o texto do Código Penal: “São circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime: ter o agente cometido o crime com abuso de poder ou violação de dever inerente a cargo, ofício, ministério ou profissão.” Por isso, diz o advogado, “a lei não agrava em função da qualidade do ofício que a pessoa exerce, mas em violação cometida durante o exercício ofício”, o que, de acordo com ele, em nada se relaciona com uma viagem ao exterior.

Problema localizado
Isso não quer dizer que existe má vontade ou perseguição contra as igrejas, na opinião do criminalista Arthur Lavigne, que defende outro alvo religioso do MP, o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus. “Os excessos são condenáveis, o MP extrapola, mas isso acontece em todos os segmentos”, afirma. “Os advogados também abusam, quando levam, por exemplo, uma testemunha para mentir em favor de seu cliente”.

Para Lavigne, embora tenham ambições e desejem a vitória como qualquer advogado, os promotores e procuradores públicos devem se conscientizar que, como representam o Estado, podem fazer um estrago muito maior. “O exercício da atividade leva à ânsia pela vitória, mas o MP deveria agir como um juiz, de forma a pacificar conflitos”, diz. “Mas são problemas isolados, e não da classe”.

Holofotes da mídia também são um chamariz sedutor tanto para o MP quanto para a Polícia e o Judiciário, que podem forçar distorções, segundo o advogado. “Por que todo crime precisa ter imediatamente um suspeito? Isso é um comportamento defeituoso, que pode levar a erros judiciais. Trabalha-se apenas para confirmar convicções. Quantos inocentes saíram dos corredores da morte nos Estados Unidos depois que passaram a ser colhidas provas de DNA?”

De acordo com ele, os juízes de primeiro grau, por estarem mais próximos das denúncias, se contaminam com a repercussão dos crimes e, por isso, tendem a condenar. “Basta ver a quantidade de prisões que são revogadas em recursos”, diz. Já como o Supremo Tribunal Federal, instâncias acima, trabalha com assuntos constitucionais, privilegia as garantias individuais.

Pressão universal
Antes da Renascer em Cristo, outra comunidade entrou na mira do Ministério Público. Edir Macedo, líder da Universal do Reino de Deus, também foi acusado de lavar dinheiro, com o qual teria comprado a Rede Record, em 1989. Novamente as acusações ainda não tiveram desfecho. A investida começou depois que imagens captadas pela Rede Globo foram exibidas com insistência pelos telejornais, mostrando os obreiros da igreja levando sacolas de ofertas dos fiéis em um culto celebrado no estádio do Maracanã. A presssão contra a Universal, dona da Rede Record de Televisão, a segunda maior rede televisiva, é potencializada pela concorrência no setor, comanda pela líder Rede Globo de Televisão.

Macedo chegou a ficar 15 dias preso em 1992 por estelionato e charlatanismo. “Prender sob o argumento de que ele está enganando as pessoas com a sua religião ou coisa parecida é um absurdo, porque as pessoas têm fé naquilo que querem ter fé. Eu estou convencido de que se não tomarmos cuidado, daqui a pouco a polícia entra na sua casa e prende qualquer um sem nenhum critério. É preciso discutir o critério pelo qual o juiz julga ser charlatanismo.” A crítica, feita em 1992, foi do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seguida, vieram também denúncias de sonegação de impostos, crime financeiro e formação de quadrilha na compra da Record, e de contrabando e uso de documento falso na entrada de equipamentos eletrônicos estrangeiros no país, que seriam usados pela rede de televisão.

Mais tarde, em 2005, a Record e a Rede Mulher — esta também de propriedade de Macedo —, foram punidas por exibir depoimentos de pessoas que afirmavam ter sido adeptas de religiões africanas, como o Candomblé e a Ubanda, mas que se converteram ao Evangelho e deixaram a prática. A Justiça entendeu que havia discriminação a religiões afrobrasileiras, e condenou os canais a exibir por sete dias um programa de resposta, que deveria ser gravado nos próprios estúdios da emissora, com duração de uma hora. A decisão foi suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça um mês depois.

Discriminação também foi a alegação do Ministério Público Federal para pedir a proibição de circulação do livro Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?, escrito por Edir Macedo. Segundo a ação civil pública, o livro era preconceituoso em relação às religiões de origem africana. A distribuição foi proibida em 2005 pela Justiça em primeiro grau, mas a decisão foi revertida no ano seguinte em segunda instância.

Em agosto, nova denúncia. A direção da igreja era acusada de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, mas a decisão judicial que autorizou a abertura do processo penal novamente não detalhou qual era o dinheiro sujo a ser lavado.

Como as denúncias chegavam de forma extremamente rápida à imprensa — a concorrentes da Record, inclusive —, e ganhavam destaque com frequência, Edir Macedo passou a revidar. Ações contra jornais foram a maneira encontrada para levar as críticas à Justiça. A jornalista Elvira Lobato, da Folha de S.Paulo, foi um dos alvos escolhidos para centenas de ações individuais de fiéis por todo o Brasil, devido a reportagens consideradas ofensivas. As ações, no entanto, caíram uma a uma porque a Justiça considerou ter havido orquestração.

Denúncias sem origem
Um dos casos já chegou ao Supremo Tribunal Federal. Um Habeas Corpus pediu o trancamento da Ação Penal por lavagem de dinheiro contra o casal Hernandes e está em julgamento pelo Plenário da Corte. A discussão definirá o conceito de organização criminosa e a possibilidade de o Ministério Público usar, em suas denúncias, esse conceito como crime antecedente para justificar denúncia de lavagem de dinheiro.

No julgamento do caso no Supremo Tribunal Federal, o ministro Marco Aurélio lembrou que não existe crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia menção legal, conforme o inciso XXXIX do artigo 5º da Constituição Federal. Em seu voto, Marco Aurélio disse que é necessária a edição de lei para dizer o que é uma organização criminosa. Ratificar a uma convenção internacional sobre assunto — a Convenção de Palermo, ratificada pelo Brasil com o Decreto 5.015, de 2004 —, no seu entendimento, não foi o mesmo que criar o tipo penal. O ministro Dias Toffoli acompanhou o relator. O julgamento foi interrompido por pedido de vista da ministra Cármen Lúcia, no último dia 10 de novembro.

Integrantes do MP têm declarado que se o STF concluir que a formação de organização criminosa não compõe a ordem jurídica, por não haver lei específica que trate do assunto, as denúncias por lavagem de dinheiro podem cair. Criminalistas dizem que não é bem assim, já que a maior parte das denúncias traz outros tipos de acusação, como forma de emplacar alguma delas. No entanto, se elas forem trancadas, a falha deve ser atribuída exclusivamente aos propositores das denúncias.

Em denúncias de lavagem de dinheiro, o Ministério Público afirma que o conceito de organização criminosa existe e está devidamente explicado na Convenção de Palermo. A ligação entre lavagem de dinheiro e organização criminosa, segundo o MP, é feita porque, de acordo com a legislação brasileira — a Lei 9.613/98 —, a ocultação de bens ilícitos sempre é antecedida por outro crime, aquele que gerou os bens ilícitos.

Esta matéia esta postada originalmente http://www.conjur.com.br/2009-dez-05/acoes-ministerio-publico-focam-movimentos-evangelicos-expansao

Casal Missionário avança o evangelismo na Espanha

O casal missionário Antônio Neto e Érica está radiante com o mover de Deus na Espanha, país onde eles estão fazendo a obra missionária.

Eles enviaram um relatório ao diretor executivo da Missão Ceifa, presbítero Enoch Tiburtino relatando que os últimos meses foram bastante movimentados, pois estiveram implantando uma nova igreja no bairro de “Cuatro Caminhos” – Madrid , que segundo eles, foi um tempo muito especial, onde tiveram a oportunidade de ter novas experiências com Deus.

Encerrada esta etapa do trabalho, eles, entregaram a congregação ao presidente da Convenção espanhola, pastor Juan Carlos Escobar, que a partir de agora pastoreará a igreja.

O casal está empenhado em novos projetos. Um deles é a evangelização de espanhóis, pois até então o trabalho estava situado entre imigrantes, mas eles afirmam que isto está mudando.

Ele salientam ainda que começaram uma nova obra onde vivem, perto do Aeroporto de “Barajas” – Madrid. O trabalho é o da evangelização pessoal e algumas portas estão sendo abertas para o início de reunião nas casas.

Antonio Neto e Érica estão iniciando também um trabalho em Paris e pretendem viajar esporadicamente a este país para dar assistência a um grupo de irmãos.

Encerrando, eles pedem oração pela família missionária que é constituída do pastor Antonio Neto, Irmã Érica e seu filhos Júlia, Alberto Neto e Luisa e ainda por um grupo de família que eles estão evangelizando.

Os missionários Antonio Neto, Érica e filhos, foram enviados à Espanha pela AD em Várzea Paulista/SP e também recebem auxílio financeiro da igreja de Campinas, através da Missão CEIFA.


A Nossa esperança


“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Salmos 46.1 Geralmente as pessoas se comportam com calma, quando tudo está em ordem e não há maiores problemas que os habituais e normais.

Porém esta postura muda repentinamente quando surge uma dificuldade inesperada. Dizemos: “esta situação não estava em meus planos”, “esta tormenta me surpreendeu!”. Nessas horas, podemos tomar uma das duas atitudes:


Desesperamo-nos e perdemos a calma, fato que nos conduzirá a maiores problemas, ou podemos buscar a direção de Deus para essa situação inesperada.

Prefiro e gosto da segunda opção, embora reconheça que nem sempre ela ocupe o primeiro lugar na hora das dificuldades inesperadas. Nessa hora, a falta de confiança e esperança, toma uma importância fundamental!

O evangelista Lucas, narrando a viagem do apóstolo Paulo à Itália, descreveu o estado de espírito das 276 pessoas que estavam a bordo do navio, assim: “E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos.” Atos 27.20

Mesmo sabendo que existe um ditado popular que diz que “a esperança é a última que morre”, vemos que os problemas duros da vida, podem resultar em pânico e perda total do controle, mas também pode nos levar a buscar a Deus como nunca fizemos antes!

Se você está em meio às dificuldades e não sabe que rumo tomar, dobre seus joelhos e busque a Deus em oração.

Lembre-se das palavras de Jesus que nos diz: “Pedi, e dar-se-vos-á: buscai, e achareis: batei, e abrir-se-vos-á;” Lucas 11.9

Hoje é o momento justo de tomar uma decisão correta. A esperança de sua salvação é acorrer a Jesus Cristo. Ele pode livrar-lhe do temor, angústia e desespero. Confia nEle!

O corpo do pastor Joanyr de Oliveira será enterrado hoje, 17 hs, em Brasília

A Assembléia de Deus no Brasil perde um dos seus grandes escritores. Morreu ontem em Brasília o pastor Joanyr de Oliveira, aos 76 anos, que completaria hoje, pois nasceu em 6 de dezembro de 1933, em Aymorés – MG.

Pastor Joanyr, teve uma trajetória muito admirável na direção da Casa Publicadora, por vários anos e foi o criador das revistas A Seara, Jovem Cristão, (pararam de publicar) e o Manual do Obreiro Cristão. Literaturas que fizeram parte da vida do assembleiano por anos a fio. Em 1977 editou o livro História ilustrada das Assembléias de Deus no Brasil (CPAD).

Colaborador incansável da Convenção Geral, sempre dando opiniões sábias em causas do direito, marketing e espiritual. Sua última manifestação em uma assembléia geral foi quando apresentou um resumo literário intitulado A Minha Assembléia de Deus, onde pontuava sua decisão de ter uma igreja sem os atuais modismos que a ronda.

Amante da literatura escreveu poesias, contos, cartas, e figurou entre os grandes escritores deste país.

Homem simples, mas reconhecido pela sua inteligência e honradez.

Seu corpo será enterrado , hoje ás 17 hs, no cemitério Campo Esperança em Brasília.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Mesa Diretora eleita para o triênio 2010-2012 na Ceadeb

A convenção Estadual das Assembléias de Deus na Bahia, a CEADEB, realizou a 92ª Assembléia Geral Ordinária no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O governador Jacques Wagner esteve presente com diversas autoridades políticas.
No dia 1º foi realizada a eleição para a nova mesa diretora para o triênio 2010-2012. Conheça a nova mesa diretora.

Presidente - Pr. Valdomiro Pereira da Silva,
1º Vice - Pr. José Rodrigues Nunes,
2º Vice - Pr. Alfredo José Pacheco Pereira,
1º Secretário - Pr. Davi Oliveira Boa Sorte,
2º Secretário - Pr. Carlito Machado Fiel,
1º Tesoureiro - Pr. Cleudson Carlos Ferreira de Souza,
2º Tesoureiro - Pr. Eliude Amaral Soares.
Os eleitos foram empossados logo após a eleição.

Maiores informações no site: http://www.ceadeb.com.br/

Estado é parceiro de igrejas evangélicas em obras sociais

4/12/2009 22:50

Da Redação
Agência Pará

A governadora Ana Júlia Carepa participou nesta sexta-feira (4) da 92ª Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos da Assembleia de Deus no Estado do Pará, que acontece desde o dia 29 de novembro em Belém. O evento, realizado a cada quatro anos, reúne cerca de 1.300 pastores, representantes de 1 milhão e 200 mil membros da igreja no Pará.

A visita de Ana Júlia Carepa, acompanhada pelo chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, e pelo deputado federal Zé Geraldo, celebrou a relação amistosa existente entre o governo do Estado e a comunidade evangélica paraense. Cláudio Puty fez questão de destacar o motivo da visita. "A governadora Ana Júlia Carepa sempre lutou pela livre expressão, seja política, seja religiosa. Somos a favor de uma sociedade mais democrática", disse ele, lembrando que o governo e a igreja evangélica têm em comum o apreço pelo trabalho social.


O pastor Gilberto Marques de Sousa, presidente da Convenção Estadual, agradeceu o apoio dado à comunidade nos últimos anos pelo governo, que fomenta trabalhos sociais realizados por diversas igrejas e possui convênios de manutenção de hospitais de instituições religiosas, entre outras ações. "Temos conseguido boas parcerias com o governo do Estado e somos gratos pelo tempo que a senhora tem nos dedicado", disse o pastor. Ele lembrou que, até há algumas décadas, os evangélicos eram discriminados nas ruas.


Identificação - Ana Júlia Carepa disse que se identifica com o trabalho realizado pela Assembleia de Deus. "Esse é o princípio que nos une: a luta pela melhoria de vida das pessoas, para que elas tenham uma alternativa que não seja o caminho da marginalidade, das drogas", enfatizou.


Ela citou das ações do governo voltadas aos jovens, como o programa Bolsa Trabalho, que já beneficiou mais de 45 mil paraenses, e o ProJovem, que oferece a chance de voltar aos estudos e aprender uma profissão. "O nosso governo prioriza o ser humano", afirmou a governadora.


Ao final da visita, os participantes da Convenção realizaram uma prece pela governadora. "Peçam a Jesus que me abençoe e me dê sabedoria para que eu possa fazer o melhor pelo Estado do Pará", ressaltou.

Jussara Kishi - Secom

Alerta aos pais, já a venda a “pulseira do sexo”

O que parece uma moda inocente para os adolescentes, na verdade é um jogo que traz sérias complicações para a garotada levando sexo desenfreado e sem limites. Já é moda nas cidades ver jovens com pulseiras coloridas de silicone no pulso, deixando o braço todo colorido. Mas, o que se pensa ser adereço trata-se de um jogo de conotação sexual. Muitos pré-adolescentes e adolescentes nem sabem do que se trata. Cada cor representa um ato afetivo ou sexual, que vai de um simples abraço até ao ato sexual.

As fitinhas são encontradas nas banquinhas de camelô e são vendidas em conjunto de até 20 pulseiras por apenas R$ 2,50. Os vendedores ambulantes desconhecem sua verdadeira finalidade e no Brasil elas estão sendo chamada de “pulseira da malhação” . O nome pode ser uma indicar a gíria para ‘beijos”, “flertes” ou referência a novela que ensina estas práticas aos adolescentes. Seu verdadeiro nome é “shag bands” (“pulseiras do sexo” tradução livre)

O jogo chama-se Snaf e teve início na Inglaterra em 2003. A jogada é simples. Quando o menino quebra a pulseira da menina ela precisa corresponder.
Cada cor significa uma ação. A cor amarela, por exemplo, significa um abraço; a laranja, uma dentadinha de amor; a roxa, um beijo de língua, até chegar as vias de fato, ou seja na cor negra, que significa permissão para o sexo.

Pais e professores estão tomando conhecimento agora deste fato e em algumas escolas educadores estão instruindo os alunos, como é o caso que diretora da escola particular Unika, localizada no Novo Mundo em Curitiba , Solange Fortunatto Unika, revelou ao portal RPC, Gazeta do povo, ela conta que lá o caso das pulseiras coloridas foi resolvido de forma rápida. Há pouco mais de dez dias, tão logo percebeu o real significado da bijuteria, resolveu reunir os poucos alunos que já tinham aparecido na escola e explicar a conotação do uso. “A grande maioria nem sabia o que significavam as cores. Assim que souberam, tiraram sem problemas. Na realidade, os alunos da 4.ª série, por exemplo, nem sabiam da proposta do jogo”, comenta.

O caso ainda é desconhecido para muitas autoridades no assunto, como é o caso da Vice-presidente da Sociedade Brasileira da Sexualidade Humana (a Sbrash que tem por objetivo congregar profissionais que estudam a sexualidade humana em diversas áreas do saber), Amparo Caridade que disse ao Diário do Pernambuco desconhecer o jogo. Mas orientou a conversa entre pais e filhos como arma para destruir este mal. Ela alerta ainda que a educação sexual dos filhos precisa ser completa e não somente em situação emergencial. Ela sinalizou que os códigos de desejo estão sofrendo mutações e ressalta que “ficar” há tempos atrás era um horror, mas que hoje está se permeando na cultura dos enamorados. (Vai ficando Jesus vem você fica)

O que se observa em tudo isto é a forma sutil como os “satanistas” usam suas artimanhas para atingir a família e, sobretudo nossas crianças que muitas das vezes influenciada pela mídia expões suas vidas sem nenhum cuidado. Cabe aos pais a não proibição, pois pode gerar especulação e despertar desejos inconscientes, o que se tem que fazer agora é dentro de uma orientação bíblica orar com teu filho e mostrar-lhe a nocividade deste e de outros objetos que ele usa sem saber sua procedência e suas reais conseqüências.


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Escola Dominical no Brasil vai estudar a Segunda Epístola de Paulo em 2010

O primeiro trimestre da Escola Bíblica Dominical das Assembléias de Deus no Brasil será marcado pelo estuda da Segunda Epístola de Paulo a Coríntios.

O pastor comentarista é Elienai Cabral, renomado membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB) e também da Casa de Letras Emílio Conde, Casa Publicadora das Assembléias de Deus. (CPAD).

Autor de vários livros editados pela CPAD,é também, autor de um dos livros da EETAD- Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus , o livro de Homilética. Atualmente, o Pastor Elienai Cabral faz parte do Conselho da FAETD. – Faculdade de Educação das Assembléias de Deus.
Ao longo dos anos, tem sido por muitos anos conselheiro do Conselho Administrativo da CPAD, e atualmente, é relator do Conselho Fiscal da CGADB . Presidente por vários mandatos da Convenção Evangélica das Assembléias de Deus do Distrito Federal ( CEADDIF).

Os temas que os alunos estudarão serão estes:
• A Defesa do Apostolado de Paulo
• O Consolo de Deus em Meio à Aflição
• A Glória do Ministério Cristão
• A Glória das Duas Alianças
• Tesouros em Vasos de Barro
• O Ministério da Reconciliação
• Paulo, um Modelo de Líder Servidor
• Exortação à Santificação
• O Princípio Bíblico da Generosidade
• A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo
• Características de um Autêntico Líder
• Visões e Revelações do Senhor
• Solenes Advertências Pastorais;

A responsabilidade pela consulta doutrinária da lição foi assinada pelos teólogos Antonio Gilberto e Claudionor Andrade Pereira

Pastor Lélis Washington Marinhos completa 61 anos de vida

Ele é conhecido pela sua paciência e pela palavra decisiva. Homem de confiança do ministério do Belenzinho, goza do carinho e amizade de pastores no Brasil e no mundo.

Sua liderança é notável dentre os líderes da Assembléia de Deus no país. Ele é formado em engenharia, mas é também administrador . Atualmente, é o pastor setorial da Estância Turística de Atibaia em SP, líder do movimento jovem do Belenzinho, membro da Convenção Geral ocupando cargos de destaques um deles no Conselho Político e também na Confradesp.

Pastor Lélis Washington Marinhos, recebeu ontem, quinta-feira, dia 04, na sede da AD em Atibaia diversos amigos pastores, políticos e convidados para a comemoração de seus 61 anos de idade.

Pastor Lélis é casado com a irmã Hester Carlos Marinhos.

O pastor e vice presidente do Belenzinho José Wellington Bezerra da Costa, representou o ministério, acompanhado de um grande grupo de pastores.

O pastor presidente da AD Campinas pastor Paulo Roberto Freire da Costa também esteve presente, e foi notada ainda a presença de muitos pastores dentre eles o presidente do Conselho Político da CGADB pastor Ronaldo Fonseca.

A igreja em Atibaia manifestou seu carinho pelo pastor Lélis, prestando-lhe diversas homenagens.

Escola Dominical do Jardim Nova América, em Campinas, está funcionando em uma escola estadual

A sede do setor do Jardim Nova América, supervisionada pelo Evangelista Elias Dumas Neves inovou levando a Escola Bíblica Dominical da igreja para a Escola Estadual Professora Benedicta de Sales Pimentel Wutke, no bairro.

O evangelista Elias Dumas explica que “tivemos o inicio da Escola Dominical na escola publica no dia 04 de outubro e nestes dois meses tivemos um melhoramento de setenta por cento” .

Na aula inaugural o pastor Alberto Fonseca participou do evento.

Os mais de 110 alunos da Escola Dominical agora estão tendo aula em classes próprias adianta o evangelista Elias Dumas e garante ser “vantagem pelo fato de cada classe ter seu local apropriado com quadro negro, sem barulho, e também de evangelizar o pessoal que durante este período freqüenta a Escola”.

A estrutura da Escola Dominical do Nova América e formada de 8 Classes, sendo: Masculina Adulta, Feminina Adulta Jovens, Adolescentes, Juniores e Três de Crianças

Classe Irmãs Professores Mara e Kesia

Classe Irmãos Professores Marcio/Flavio/Wagner

Jovens Professores Djalma/Valmir

Adolescentes Professores Rosana/Wagner

Discipulado Professores Antonio/Cicero

Maternal Cordeirinhos de Cristo Profª Jucileide

Jardim da Infância Pequeninos do Rei Profª Josevania

Primário Soldados de Jesus Profªs- Cintia/Jane

Juniores Geração de Samuel Profºs- Marcilene/Matias

O evangelista encerra dizendo que “o resultado é fantástico, os irmãos estão se aplicando melhor, não estão reclamando mais de ruídos de outras classes, como acontecia na igreja”. E adianta “esperamos que para o próximo ano seja ainda melhor ”.


Foto: Arquivo Nova América



quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Seminário de Ciências Bíblicas em Niterói

Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) promoverá em Niterói (RJ), nos dias 18 e 19 de dezembro, mais uma edição do Seminário de Ciências Bíblicas. A iniciativa tem o objetivo de transmitir às igrejas e lideranças cristãs um pouco do conhecimento envolvido na arte de traduzir a Bíblia Sagrada e difundir os seus ensinamentos a todas as pessoas. Realizados desde o ano 2000, esses encontros já alcançaram mais de 20 mil pessoas, entre pastores, líderes cristãos, obreiros, professores de escola bíblica e seminaristas.

Com o intuito de disseminar o conteúdo destes eventos, a SBB criou o Manual do Seminário de Ciências Bíblicas, obra que reúne a íntegra das palestras que compõem a programação. “Com a publicação deste Manual, as preleções feitas nestes seminários, que já têm contribuído para a edificação do povo de Deus, fomentando o estudo e a utilização mais qualificada das Escrituras Sagradas e de suas traduções, passarão a ser acessíveis a um público ainda bem maior. Isto, na verdade, está na essência da missão da SBB que é a de divulgar a Bíblia e sua mensagem a todas as pessoas”, afirma o diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer.

O Seminário de Ciências Bíblicas é divido em seis grandes painéis e reserva espaço para uma sessão de perguntas e respostas. As palestras serão realizadas na Igreja Batista Betel de Niterói. As inscrições custam R$ 15. Mais informações pelos telefones (21) 2628.0320 ou 0800-727-8888 (SBB).

Confira, a seguir, a programação completa do evento:

18 DE DEZEMBRO
Horário: 19h às 22h
Temas: - A Bíblia: sua natureza, funções e finalidade – Vilson Scholz
- A função da Bíblia na igreja local – Erní Seibert

19 DE DEZEMBRO
Horário: 9h às 17h
Temas: - A formação do cânon – Paulo Teixeira
- Interpretação da Bíblia para o homem de hoje – Lécio Dornas
- A transmissão do texto bíblico – Vilson Sholz
- Traduções da Bíblia: história, princípios e influências – Paulo Teixeira

OS PALESTRANTES
:: Vilson Scholz: Com doutorado em Teologia, atua, desde 1999, como professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), além de ser consultor de Tradução da SBB e consultor de tradução pleno das Sociedades Bíblicas Unidas. Entre as várias obras de sua autoria, está o Novo Testamento Interlinear Grego-Português, publicado pela SBB.

:: Erní Walter Seibert: Doutor em Ciências da Religião e mestre em Teologia, é autor de quatro livros. Tem ainda trabalhos publicados em vários livros e revistas especializados em Teologia e Ciências da Religião, tanto no Brasil como no exterior. É secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, diretor do Museu da Bíblia de São Paulo e do Centro Cultural da Bíblia no Rio de Janeiro e presidente da Associação Brasileira dos Editores Cristãos (ASEC).

:: Paulo Teixeira: É teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraicas e secretário de Tradução e Publicações da SBB.

:: Lécio Dornas: É especialista em Educação Religiosa, escritor com 15 obras publicadas e professor de Teologia do Antigo Testamento, Liderança e Métodos de Estudos Bíblicos há 20 anos. Com formação na área de Administração, é bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e graduado em Liderança Avançada pelo Haggai Institute (Hawai – USA). Membro da Diretoria Nacional da SBB e do Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira, é docente nacional e credenciador de docentes do Instituto Haggai do Brasil e pastor batista há 21 anos, atualmente pastoreando a Igreja Batista Dois de Julho, em Salvador (BA).


Serviço
Seminário de Ciências Bíblicas de Niterói
Data: 18 e 19 de dezembro de 2009
Local: Igreja Batista Betel de Niterói
Endereço: Rua Daniel Torres, 72 Niterói - RJ
Horário: 18/12 (19h às 22h) e 19/12 (9h às 17h)
Inscrições: R$ 15
Informações: (21) 2628-0320 e 0800-727-8888 – Sociedade Bíblica do Brasil


Publicada originalmente em http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=101&id=414

Existe Vida Após a Morte

Certo pregador ao referir-se a vida, afirmou: - O ser humano nada mais é do que uma encomenda que a parteira enviou para o coveiro. -Um dia essa encomenda vai chegar!
Mas afinal, o que significa morrer? - Porventura seria receber o golpe fatal desferido pela velhinha corcunda, nariguda de orelhas enormes, gorro preto, machadinha na mão e nada mais?
Considerando o que a bíblia diz, podemos entender que existe três tipos de mortes classificadas da seguinte maneira: Morte espiritual, morte física e morte eterna. Mas para não ser prolixo trataremos nesta oportunidade apenas da morte espiritual que é o fruto maduro da desobediência degustado no Éden, cujo veneno atingiu toda raça humana.

Deus criou adão e Eva do pó da terra e deu-lhes um mandamento: (Gn 2.17... mas da arvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres certamente morrerás). Porém, o citado casal deixou ser ludibriados por satanás, e sendo vencidos pela concupisciência desobedeceram a ordem divina e foram condenados por isso. Diz a bíblia que Deus os expulsou do jardim, e nunca mais apareceu na virada do dia para falar com eles como era de costume. Agora separados do Criador, longe do Éden estavam MORTOS em seus delitos e pecados, prontos para encher a terra de homem e mulheres com prazo de validade.

Hoje, a descendência daquele casal constitui-se na numerosa multidão de mortos vivos espalhados em toda face da terra, cujo fétido odor da sua decomposição é exalado através das terríveis barbáries que praticam. Estes cadáveres ambulantes são responsáveis por todo tipo de roubos, latrocínios, idolatrias, assassinatos, feitiçarias, seqüestros, adultérios, corrupção, prostituição moral, espiritual e religiosa, e pela violência impressa na desigualdade social; - Pasmem-se os senhores! - A insensibilidade desses mortos vivos é tão grande que a “casta inferior” é obrigada a viver do lixo e das migalhas que caem da mesa dos abastados, ou de uma cota alimentar que deixaria os cães da nobreza anêmicos e desnutridos.

Tais defuntos espirituais entesoura para si a ira de Deus, e teria como futuro apenas o lago que arde com fogo e enxofre, não fosse o plano de salvação elaborado pelo Criador antes dos tempos dos séculos conforme Paulo escreve a Timóteo no capítulo 1 e versículo 9 da segunda epístola: (Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho). Partindo deste princípio bíblico podemos afirmar que há vida após a morte, até porque corroborando este fundamento Paulo ainda afirma: (E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados em que noutro tempo, andastes, segundo o príncipe das potestade do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência, entre os quais nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; éramos por natureza filhos da ira, como os outros também mas Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo(pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus). Sendo sabedor que existe dois tipos de vida após a morte, temos livre arbítrio para escolher que tipo de vida queremos viver neste corpo - Efésios 2.1-6). Mas afinal, quem são estes vivificados? – Conforme João 3.16 São aqueles que embora estavam no mundo do pecado, foram alcançados pelo amor de Deus e creram no seu Filho unigênito (Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna João 3.16). Diante do exposto, Viveremos como mortos em delitos e pecados, ou deixaremos ser vivificados por Cristo para uma vida com Deus?
Seguiremos passos largos em direção ao lago de fogo, ou andaremos no caminho estreito que conduz a vida eterna na nova Jerusalém Celestial? – Viver é possível, mas a decisão depende de cada um de nós...

O QUE UM MORTO VIVO DEVE FAZER PARA SER VIVIFICADOS POR DEUS E PARA DEUS?

PRIMEIRO PASSO OUVIR A PALAVRA DE JESUS E CRER NAQUELE QUE O ENVIOU.


– O próprio Jesus diz:
(João 5.24-25 – Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação mas passou da morte para vida. Em verdade em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do filho de Deus, e os que a ouvirem viveram.). Não importa a situação que esteja o cadáver, se já cheira mal, ou se tem muitos anos na podridão do pecado, se o tal der ouvido a voz do Filho e crer nele será vivificado. Sabemos que a salvação é pela graça mas por meio da fé conforme Efésios 2.8, por isso Deus requer do ser humano dar ouvido a sua palavra, pois a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus, Romanos 10.17. Não paremos de pregar, a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas importa Deus salvar os crentes pela loucura da pregação I Corintios 1.18,21. Muitos crêem nas teorias impetradas por filósofos, cientistas e religiosos porém tratam com desdém o Evangelho, aos quais a graça continua encobertas e continuam mortos, pois não creram no unigênito Filho de Deus.

SEGUNDO PASSO - RENUNCIAR A SI MESMO.

(Mateus 16.24 – Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém
quiser vir após mim, renuncie-se a se mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me). A palavra renunciar vem do latim e significa não querer, recusar rejeitar, deixar voluntariamente a posse de. Isso significa que quando nós renunciamos a nós mesmos estamos rejeitando a velha vida e nos comprometendo a deixar voluntariamente o fardo do pecado.

É impossível alguém vivificado continuar na velha vida, o apóstolo Paulo afirma: ( 2 Corintios 5.17 – Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo), e ainda diz: ( Colossenses 3.1,5, 6. Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de a cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 3.5-6 Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupisciência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência).

Muitos se diz seguidores de Jesus, alegando que a salvação pela graça não requer do cristão a separação do mundo e seus afins, porém tal qual a igreja de Sardes tem nome de que vives e estão mortos (Ap 3. 1). Mas quem deseja ser vivificado por Jesus, precisa sair para fora da sepultura como fez Lázaro, descer da figueira como Zaqueu, deixar as redes como Pedro e André, deixar o barco e seu pai como fizeram João e Tiago, lançar fora a capa como Bartimeu, deixar o cântaro como fez a mulher samaritana, e acima tudo nascer de novo como Jesus ensinou ao mestre Nicodemos.

TERCEIRO PASSO - TOMAR SOBRE SI A SUA CRUZ E SEGUIR APÓS JESUS.

Hoje vivemos uma era em que muitos pregam um evangelho deit , laghit , dietético, sedentário e mercante, esquecendo-se que o Cristo do Evangelho nasceu numa manjedora e sendo justo, como malfeitor entre malfeitores foi pregado na cruz que carregou aos ombros, afim de pagar o preço pela nossa redenção, tomar a chave da morte e do inferno e abrir a porta que dá acesso à arvore da vida. Não resta dúvida, somos salvos pela graça (Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens- Tito 2.11), porém existe uma cruz para ser carregada. E Cruz fala de suplício, aflição, perseguição, momentos de angustia e dificuldade. Porém Paulo escreve na Epístola aos Romanos 8.37 (Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores...). Concluo dizendo: Se estamos enxertados em Cristo nada nos separa do seu amor.Porém dizer que estamos livres das fatalidades desta vida, que todo cristão será abastado, que está imune das enfermidades e das agruras dessa vida, nada mais é do que faltar com a verdade, e submeter ao retrocesso. Estejamos conscientes que a nossa pátria não é aqui, que somos forasteiros neste mundo e aguardamos novos céus e nova terra. E assim prossigamos vivos em direção ao alvo maior da nossa existência, levando aos ombros a nossa cruz, sem desistir da caminhada.

Existe vida após a morte?
Que tipo de vida estás vivendo?

Evangelista José Gildásio Pereira, é supervisor de um setor da AD ministério do Belém em Campinas, estudante de direito e colaborador do Diário da fé

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lei que isenta ICMS de igrejas e templos religiosos em MT é inconstitucional

Da Redação

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Eder Moraes, recomendou ao governador Blairo Maggi veto ao projeto de lei que isenta igrejas e templos religiosos do pagamento de Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Conforme o projeto, a isenção vale para as cobranças dos impostos nas contas de telefone, energia elétrica e compra de veículos automotivos. A sanção ao projeto de lei geraria ao caixa do Estado perda aproximada de R$ 98 milhões/ano.


A recomendação de Moraes atende razões técnicas, ou seja, o legislativo não tem competência para a propositura do projeto de lei, que, por si só, já se torna inconstitucional. “A lei contém um vício de origem. O legislativo não pode fazer leis sobre questões tributárias. Alterações no marco regulatório do ICMS é prerrogativa exclusiva do executivo. A lei impõe perda de receita ao Estado, prejudicando a execução da Lei Orçamentária de 2010 que já foi elaborada e está prestes a ser aprovada”, explicou o secretário.

Ele destaca ainda que a política tributária do governo Blairo Maggi já isenta do pagamento de ICMS na conta da energia elétrica igrejas e templos religiosos que consomem menos de 100 kWh/mês. “Ademais, a atividade religiosa goza da imunidade fiscal sobre o patrimônio, renda e serviços. Também não se paga impostos sobre dízimos, ofertas e contribuições voluntárias. Portanto, a lei, além de inconstitucional, traria perdas irreparáveis para o Estado, o que poderia levar os atuais gestores a responder perante a Lei de Responsabilidade Fiscal”, concluiu Eder Moraes. O projeto de lei é de autoria do deputado Carlos Brito (PMDB).


Esta matéria está publicada originalmente e na íntegra no seguinte endereço: http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=315775

Michele Coutinho bem vinda!

Obrigado Michele Coutinho, por estar comigo nesta batalha. Juntos, poderemos dar continuidade na propagação do evangelho genuíno.

Seja bem Vinda e fique a vontade para comentar e dar as suas opiniões.

Digite aqui o resto do post

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Guerreiros de Davi completam seis anos de vida


“Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor” (Sl 33:12) com este tema o Grupo Guerreiros de Davi da congregação do Jardim do Lago III, Regional 4 setor 5,da Assembléia de Deus em Campinas , realizou o seu 6º aniversário.O dirigente da congregação é o evangelista Otávio Denis da Silva.

A festa foi animada com fantoches, doces e cachorro quente, com muito louvor e a poderosa mensagem da palavra de Deus.

Tudo aconteceu no templo da congregação, neste sábado, dia 28 e no domingo , 29 e contou com a colaboração das crianças do Parque Oziel I e II.

A responsável pelo grupo irmã Zulene da Costa, conhecida como tia Leninha dirigiu os trabalhos com a ajuda dos (fantoches) Tiaguinho e Léozinho que encantou a criançada. No domingo a mensagem da palavra foi pregada pela irmã Rosana Viana que adiantou “usamos a linguagem das crianças e conseguimos alcançá-las”.

Para a realização deste trabalho um grupo de irmãos se esforçaram e fizeram a festa que reuniu mais de 200 crianças .

Arte Ricardo Claro